Eleitores devem ficar atentos à ativação do e-mail institucional

Enviado por Ize Sena em Qui, 01/04/2021 - 18:34

No próximo dia 5 de maio, mais de 15 mil eleitores irão participar dos processos de escolha para os novos dirigentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Pela primeira vez, as eleições para os representantes que integrarão a lista tríplice para os cargos de reitor e vice-reitor e para os novos diretores e vice-diretore dos Centros de Ciências da Uepa serão on-line por meio do sistema VOTAnet do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Mas, para ter acesso ao sistema, é necessário um e-mail institucional.

Para garantir a participação dos docentes e técnicos efetivos e de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD) já deu início à criação de e-mails @uepa, para aqueles eleitores que não dispõem do correio eletrônico institucional.

O titular da DSPD, Italo Di Paolo, explica que o uso dos e-mails institucionais vai garantir transparência aos pleitos. “O VOTAnet do TRE-PA usa o e-mail do cidadão como referência à sua manifestação de voto. Portanto, diferentemente de e-mails diversos externos, o e-mail institucional é auditável para a garantia da manifestação em meio digital, sem dependência de terceiros envolvidos na manutenção de e-mails particulares”.

Ativação dos e-mails

A partir da próxima segunda-feira, dia 5, até o dia 22 de abril o endereço sistemas.uepa.br/email_servidor/ estará disponível para que os eleitores técnicos-administrativos e docentes possam ativar o novo e-mail, criado pela DSPD. O usuário deverá informar a credencial solicitada, a mesma utilizada no recadastramento dos servidores efetivos realizado recentemente, e então receber o e-mail e a senha provisória de ativação do e-mail institucional.  Aqueles que já dispõem de e-mail institucional não precisarão desta ação, mas poderão usar esse serviço para consultar o e-mail institucional registrado para as eleições. E além deste serviço, também ficará disponível no mesmo período o canal eletrônico suporte.eleicoes@uepa.br exclusivo para demandas dos eleitores relacionadas aos e-mails institucionais.

Para os alunos, o sistema de criação e ativação de e-mails está em funcionamento desde maio de 2020, quando a Diretoria instituiu a criação de e-mails para alunos de graduação e pós-graduação. Caso algum estudante ainda não possua e-mail, basta acessar sistemas.uepa.br/email_aluno/. O cadastro e acesso estão vinculados às credenciais da plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA Uepa). O aluno deve estar regularmente matriculado no Sistema para ter login e senha ativos.

A presidente da Comissão Eleitoral, Regina Carneiro, reforça que todos devem estar atentos aos prazos e trâmites necessários à votação no dia 5 de maio. "Esse momento de escolha dos novos gestores da Uepa, por parte da comunidade acadêmica, é muito importante e o voto on-line, especialmente em função da pandemia, vai permitir que todos participem de maneira segura".

Serviço:

1 - Técnicos e docentes
Para ativar o novo e-mail institucional, acesse https://sistemas.uepa.br/email_servidor/ de 5 a 22 de abril

2 - Alunos
Para criar um e-mail institucional, acesse https://sistemas.uepa.br/email_aluno/até o dia 22 de abril

Dúvidas e suporte à ativação dos e-mails institucionais: suporte.eleicoes@uepa.br (disponível de 5 a 22 de abril)

Saiba mais sobre as eleições na Uepa em: paginas.uepa.br/eleicao2021

Texto: Ize Sena (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)