Em Castanhal, reitor reúne com alunos e servidores

Enviado por Ize Sena em Qua, 18/05/2016 - 09:16
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, visitou o Campus de Castanhal, no nordeste paraense, nesta terça, 17 de abril. Em reunião com integrantes do Diretório Acadêmico e servidores não docentes, Quaresma ouviu as principais demandas das categorias com vistas ao bom funcionamento do campus e das atividades acadêmicas.

Um dos pontos questionados pelos alunos foi quanto à não oferta do Curso de Ciências Naturais, no último Processo Seletivo. O reitor explicou que há a necessidade de planejar a oferta de graduação a cada ano, de acordo com a estrutura do campus e corpo docente. Neste segundo semestre, a Uepa receberá os calouros de Licenciatura em Geografia. "Castanhal tem um potencial muito grande, e precisa formar profissionais em outras áreas", avaliou o reitor.

O Decreto 1513, do Governo do Estado, também foi pauta da reunião com os alunos e com os técnicos administrativos. O documento contém medidas de corte de gastos com telefonia, energia e outras despesas administrativas. A descentralização da gestão, com a solução de problemas no próprio campus, também foi abordada.

Semana Acadêmica

Paralelo à visita do reitor ao Campus, segue a programação da VI Semana Acadêmica. Na tarde desta terça (17), no auditório, a professora e coordenadora do grupo de pesquisa Práticas pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP), Socorro Hage, ministrou paletra sobre o tema central do evento: "Qualidade e Produtividade: o papel da Universidade na relação teoria e prática".

A professora defendeu o papel autônomo do aluno na Universidade, no sentido de buscar as diferentes oportunidades que a Instituição oferece, entre elas, as bolsas e os projetos de pesquisa.

"O aluno que tem autonomia intectual não fica esperando. Sejam protagonistas, sujeitos. De objetos, de gente passiva, já temos um monte. Se interem, se envolvam", disse para uma plateia formada para futuros professores, engenheiros e tecnólogos.

A Semana segue até a próxima sexta-feira (20), com oficinas, mini cursos e palestras. O Campus está localizado na rua Maximimo Porpino, no bairro Salgadinho.

Texto: Ize Sena
Foto: Nailana Thiely