O Campus de Salvaterra da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o primeiro Encontro Educacional das Relações Étnico-Raciais no dia 30 de novembro, às 8h.
Com o tema “Novos Olhares para a Consciência Negra no Marajó”, o objetivo do evento é compartilhar experiências a respeito das relações históricas e sociais dos povos afrodescendentes do Brasil, em especial dos povos quilombolas que residem em Salvaterra. Na ocasião, os participantes poderão discutir sobre as lutas e os direitos sociais diários da comunidade afrodescendente, contribuindo para a sensibilização da comunidade acadêmica e externa.
O Encontro celebrará o dia da consciência negra, que é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. A data foi oficializada em 2011 e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, conhecido por lutar pela preservação do modo de vida dos escravos fugitivos.
O I Encontro Educacional das Relações Étnico-Raciais contará com oficinas, palestras e mesas redondas e terá certificado de 8 horas complementares para os participantes do evento. O valor da inscrição é de R$ 5 e o interessado deve se inscrever diretamente no campus de Salvaterra da Uepa. Acadêmicos e comunidade em geral podem participar.
Para ver a programação completa do evento, clique aqui.
Serviço:
I Encontro Educacional das Relações Étnico-Raciais
Data: 30/11/2018 (sexta-feira)
Hora: A partir das 8h
Local: Campus de Salvaterra da Uepa. Endereço: Rodovia PA 154, Km 28, bairro Cajú.
Mais informações: (91) 3765-1566
Texto: Viviane Nogueira
Foto: Mácio Ferreira