Explorar o maior número de formas de expressão, acessibilidade, cultura e educação na Amazônia é a proposta da XI Seminário Anual do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O Seminário será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro, na sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na Djalma Dutra, bairro do Telégrafo. O evento é aberto ao público, não há necessidade de efetuar inscrição, apenas o credenciamento às 14h do dia 1º de dezembro.
O evento apresentará todos os trabalhos desenvolvidos em 2016 pelo Cuma. Serão compartilhados projetos de extensão, ensino e iniciação científica que começaram esse ano, aqueles em andamento e os já concluídos. As experiências e os resultados servirão para troca de conhecimento entre os integrantes do grupo de pesquisa e os participantes.
O Seminário abre às 15h com a primeira mesa, que tem como convidados os professores envolvidos nos projetos de extensão e ensino “Lamparina Acesa: Literatura Acessível”; “Amazônia na Tela”; “ O Cinema vai à Escola Vera Simplício: Uma Análise da Recepção entre Alunos do Ensino Fundamental”; “ Percurso da Literatura nas Águas Barrentas da Educação”; e “ Da Memória Escrita a História das Brincadeiras, das Festas Culturais e da Passagem de Olinda em Narrativas Orais de Idosos”. Em seguida haverá a segunda mesa voltada a exibição dos projetos de iniciação científica.
A conferência de abertura está programada para às 17h, com o professor doutor Fábio Fonseca de Castro, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele abordará a ‘’Memória e Experiência Social na Amazônia”. O primeiro dia de Seminário encerra com programação cultural.
Confira aqui os detalhes do primeiro e segundo dia de programação.
Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida