Encontro de Enfermagem busca socializar conhecimento

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 06/12/2016 - 08:00

O curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) inicia hoje a maratona de apresentação de trabalhos durante o II Encontro das Atividades Integradas em Saúde (AIS). O objetivo principal do evento é dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos estudantes dos diferentes semestres e compartilhar os conhecimentos construídos com toda a academia. A programação deste ano segue até amanhã e inclui ainda a realização de workshops e minicursos, que buscam aprimorar a técnica dos alunos em diferentes temas.

O II Encontros das AIS foi aberto oficialmente durante cerimônia realizada na noite de ontem, com o tradicional acendimento da lamparina, símbolo do curso que se faz presente na realização de todos os eventos relacionados à Enfermagem. A coordenadora do curso, Meire Elizabeth de Santana, ressaltou a importância das AIS para a formação dos futuros enfermeiros. “A equipe de saúde precisa trabalhar de forma integrada e multidisciplinar. Cada um precisa entender um pouco da área do outro, pois tudo que envolve a atenção ao ser humano extrapola uma ou outra disciplina. O enfermeiro se encontra na linha de frente do cuidado, por isso, precisa estar atento a tudo isso”, resumiu.

As AIS estão presentes no curso de Enfermagem da Uepa desde 2009, e consistem na realização de pesquisas de campo em instituições de saúde parceiras, sempre obedecendo o eixo temático trabalhado naquele momento. Essas atividades integram todos os componentes curriculares, seguindo metodologias ativas, em geral a problematização. Nesta edição do encontro, serão mais de 70 trabalhos apresentados à toda comunidade acadêmica do curso, o que facilita ainda mais o desenvolvimento de pesquisas científicas.

“Antes de promovermos o encontro, cada grupo apresentava os resultados de suas pesquisas em sala de aula, e um não ficava sabendo sobre a produção do outro. Em 2015, decidimos criar este grande evento para que todos tivessem conhecimento sobre essa produção científica, o que é muito positivo para os alunos”, avaliou a assessora pedagógica do curso, Camila Rubim. Este ano, o evento traz ainda a novidade dos minicursos e workshop, realizados pelos professores, atendendo sugestões dos discentes. A programação será realizada no Campus IV, situado na avenida José Bonifácio, 1289, no bairro do Guamá.

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely