Encontro debate educação especial em São Miguel do Guamá

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 05/08/2015 - 00:00

Palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicação oral fazem parte do Encontro Regional de Educação Especial Guamaense. A programação inclui temas como tecnologia assistiva, violência no ambiente escolar, políticas públicas e educação na Amazônia

Educação especial e inclusão: saberes, práticas e desafios é o tema do I Encontro Regional de Educação Especial Guamaense (EREEG) promovido pelo Fórum Permanente de Educação Especial (FPEE) no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em São Miguel do Guamá. O Encontro ocorre de 17 a 20 de dezembro no Campus XI. As inscrições começam nesta quarta-feira (05).

O EREEG tem como objetivo debater a educação especial e a inclusão mostrando caminhos para efetivar essa educação dentro e fora do contexto escolar paraense. O diretor do FPEE e estudante de Pedagogia, João Carlos de Araújo, explica que “a intenção é tornar a Universidade mais próxima da comunidade guamaense e o I EREEG vem reforçar esse objetivo, tirando da marginalização social a educação especial e a inclusão promovendo sugestões e caminhos para a efetivação deles”.

Palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicação oral fazem parte do Encontro Regional. A programação inclui temas como tecnologia assistiva, violência no ambiente escolar, políticas públicas e educação na Amazônia. “No encontro, buscamos por em debate várias temáticas educacionais que vão ao encontro dos anseios sociais, para mostrar ao governo municipal e estadual, que necessitamos de políticas públicas para as pessoas com necessidades educacionais especiais”, ressalta João Carlos de Araújo.

A inscrição de participantes e a submissão de trabalhos começam nesta quarta-feira (05) e vão até o dia 31 de outubro e devem ser feitas na página http://www.forumespecial.com.br/Pagina/8/i-eReeG.html. Serão aceitos trabalhos de pesquisa e extensão, iniciação científica e relatos de estágio e experiência.

Os trabalhos devem estar inseridos nas áreas temáticas Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação no Campo, Formação Docente, Aprendizagem Significativa, Currículo e Avaliação e Tecnologia Assistiva.  Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (91) 98309 3158 ou pelo email ereeg@forumespecial.com.br.

O Fórum

O FPEE foi criado em outubro do ano passado durante a Semana Acadêmica da Universidade. No primeiro momento, o Fórum tinha como objetivo ajudar no desenvolvimento da educação especial dentro do município de São Miguel do Guamá. No decorrer dos encontros, percebeu-se a necessidade de ampliar a atuação do FPEE para fazer a conscientização de docentes que atuam desde a educação infantil até a pós-graduação.

Confira:

Texto: Igor Pereira