Encontro debate o papel do secretário em tempo de crise

Enviado por Ize Sena em Qua, 14/09/2016 - 12:05
Um encontro voltado para o secretário executivo, com foco nas discussões acadêmicas. Esta é a proposta do I Encontro Amazônico de Secretariado (Easec), que teve início na última terça-feira, dia 13, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O Encontro, com a temática Gestão Criativa: o Secretário Executivo em tempo de crise, segue até esta quinta, dia 15, com Workshops, Mesas Redondas, Talk Show e Apresentação de Trabalhos.

Durante a abertura, os participantes presenciaram uma cerimônia diferente, marcada pela apresentação de vídeos, discursos fora dos padrões considerados tradicionais e uma apresentação musical da Banda de Música da Uepa. A aluna Thayna Queiroz falou em nome de todos os estudantes. Ela agradeceu a parceria e destacou também a oportunidade de realizar um evento voltado para a área acadêmica do curso de Secretariado Executivo. “Além do aprendizado para a turma que organiza, o Easec é importante para todos os secretários executivos do Norte, porque nós não temos um encontro desse porte. Temos eventos organizados por estudantes, mas que não são direcionados para os secretários e foi isso que a gente tentou fazer nesse evento. As temáticas são destinadas para os profissionais conhecerem a sua área”, afirmou.

Presente à cerimônia, o vice-reitor, Rubens Cardoso destacou o papel do secretário e a responsabilidade social, uma das temáticas do evento. “Vocês (secretários) representam a porta de entrada no mundo corporativo e responsabilidade social é comprometer-se com o outro como o grande desafio, representa o significado entre o valor e a norma. E uma organização que se dispõe a isso, e para quem quer ter como diferencial em seu processo organizacional, omissão nem pensar. É uma questão a refletir”, afirmou Cardoso a plateia formada por estudantes e profissionais.

A programação seguiu com o II Fórum de Secretariado da Universidade do Estado do Pará, que abordou o Plano de Responsabilidade Social Corporativa e a Responsabilidade Ética do profissional de Secretariado. Para o coordenador do Curso, Marcelo Correia, o desafio é ser um evento para discutir e pensar o secretariado. “Agora, este vai se tornar o único evento com submissão de trabalhos, um evento voltado para a discussão acadêmica sobre a profissão, o curso e a atuação na sociedade. Em 2017, já está programado o segundo encontro. Hoje, a gente observa profissionais seguindo a carreira acadêmica, mas às vezes, ele não volta para a academia. Então, para suprir a carência, a gente precisa que os graduandos vejam outros caminho que não só trabalhar em organizações. Isso evolui tanto o mercado de trabalho quanto a profissão”, acredita Correia.

Nesta terça, o I Easec apresenta a mesa redonda Secretário Executivo: gestor de suas próprias competências, com participação da secretária executiva bilíngue, Solange Giorni, que lançará o livro “Profissional de Secretariado na Coordenação de Eventos”.

Texto: Ize Sena
Foto: Renata Paes