Encontro debate práticas docentes e didática na Amazônia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 14/04/2016 - 13:23
O Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (Socid) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove nos dias 26 a 28 de abril, o III Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino da Amazônia (Erdipea). Essa edição tem como tema Didática e Práticas de Educação Formadora em uma Sociedade Democrática e será sediada no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

O objetivo dessa edição do Erdipea é discutir os aspectos pedagógicos da atividade docente, refletindo a didática e prática do ensino. O foco sobre a região se dá devido às problemáticas enfrentadas no âmbito da educação na Amazônia, que necessita também de um debate sobre a articulação entre teoria e prática. O Socid também pretende que os participantes socializem conhecimentos e realizem trocas sobre didática nas Instituições de Ensino Superior amazônicas.

A programação do evento contará com a realização de conferência, palestra, mesas-redondas, comunicações orais, painéis e relatos de experiências. Na manhã do primeiro dia, 26, haverá a conferência de abertura com o tema do evento, Didática e Práticas de Educação Formadora em uma Sociedade Democrática, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), João Luiz Gasparin; à tarde, haverá a palestra Educação Matemática e Práticas Educativas, pelo professor do curso de Matemática da Uepa, Pedro Franco de Sá, e também comunicações orais.

Na manhã do segundo dia, 27, haverá outra sessão de comunicações orais e pôsteres; e a mesa redonda Didáticas da Pedagogia: Alternativa para o Professor do Século XXI, composta pelas professoras da Uepa, Lúcia Melo e Ana da Conceição Oliveira, e pelo professor da Universidad Autonoma de Asunción (UAA, Paraguai), Homerval Teixeira. À tarde, haverá a mesa redonda O Estágio Supervisionado na Formação do Pedagogo: Avanços, Dilemas e Perspectivas, composta pelas professoras de Pedagogia da Uepa, Diana Lemes e Jacirene Albuquerque.

No último dia de evento, a programação terá a mesa redonda intitulada Didática e Práticas de Ensino nas Licenciaturas no que inova?, com a participação do professor  de Pedagogia da Uepa, Cláudio Ludgero, da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marilena Loureiro, e do professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Albert Cordeiro. E, para encerrar o evento, será realizada mais uma mesa, com o tema A interculturalidade das Práticas Didáticas das minorias étnicos-sociais, com o docente da Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa, Messias Furtado, a docentes de Pedagogia da Uepa, Zanete Gusmão e Cristiano Pinto da Silva, e a docente da UFPA, Célia Virgolino.

O Erdipea foi realizado em 2011 e em 2014, após um hiato entre esse evento e os encontros de caráter local, realizados em 1998 e 1999. Atualmente o Encontro Regional conta com o apoio do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED).

III Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino da Amazônia (Erdipea)
Inscrições: até 26 de abril, pelo email: socid.ccse.uepa@gmail.com, seguida do depósito da taxa de inscrição na conta Conta: 05353-5,  Banco ITAÚ,  Ag: 7982;
Valores: R$ 60 para acadêmicos; R$ 120 para docentes e profissionais;
Data: 26 a 28 de abril de 2016;
Local: Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo.

Você pode consultar a programação completa ou obter mais informações pelo email: socid.ccse.uepa@gmail.com.

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely