Encontro encerra com balanço da atual gestão

Enviado por Ize Sena em Seg, 11/04/2016 - 15:32
Encerrou na última sexta-feira, 8 de abril, o III Encontro de Planejamento e Gestão da Uepa - Campi Interiorização, realizado no auditório do prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Pará(Uepa). O reitor da Universidade, Juarez Quaresma, abordou os aspectos gerais da gestão superior, entre eles, o ensino de graduação, a pesquisa, a extensão, a pós-graduação, a gestão, a valorização do servidor, a assistência estudantil, a democratização do acesso e permanência.

Foi apresentado aos coordenadores e coordenadores administrativos dos campi, o relatório qualitativo dos dois anos e 11 meses de trabalho da gestão atual. Na graduação, houve crescimento das parcerias para estágio curricular e extracurricular, cursos de educação à distância, com a perspectiva da criação de um Núcleo de Estágio próprio da Uepa.

Nas políticas de inclusão, Juarez Quaresma pontuou o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, ofertado pela Uepa. “Este foi um curso muito bem avaliado pelos órgãos nacionais e estaduais especializados o que coloca nossa Instituição como uma das que efetivamente contribui para a formação qualificada de nossos povos indígenas no Pará. É um curso voltado para a formação única e exclusiva dessas etnias, para que nossos índios comecem e completem o curso com sucesso”, ressaltou.

Na pesquisa, destaque para o aperfeiçoamento dos programas de iniciação científica, ampliação de bolsas, fortalecimento de projetos de pesquisa com impactos sociais. “Conseguimos dobrar o número de bolsas do último edital da Fapespa”, frisou o reitor.

Na pós-graduação foi citado o investimento de R$ 2.606,447,72 nos Doutorados Institucionais (Dinter) em Engenharia de Produção, Geografia, Reabilitação, Ensino para Ciências e Filologia.  “Investimentos em recursos humanos são muito importantes para o avanço da Universidade”, frisou Juarez.

Ao abordar a extensão, uma lista de programas e projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) foi exposta como exemplo de ações de sucesso dentro e fora da Universidade. São eles: Uepa nas Comunidades, Ciclo de Palestras, CineClube Uepa, Coordenador Proex nos Campi, entre outros. A compra de um ônibus para as ações de extensão foi destaque durante a apresentação.

Ao final, os participantes receberam uma certificação com carga horária de 30 horas, pela participação no Encontro. Tanto o reitor quanto o vice-reitor, Rubens Cardoso da Silva, se comprometeram em visitar os campi da Uepa nos 15 municípios e aprofundar as próximas ações a serem desenvolvidas para o crescimento da Uepa no estado.

Texto e foto: Renata Paes