Encontro oferece capacitação sobre gerenciamento de dados

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 21/02/2014 - 00:00
Servidores das Bibliotecas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participarão do Encontro Regional dos Usuários do Pergamum 2014. O Encontro tem entrada gratuita e acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur). Em paralelo ao Encontro, a equipe do Pergamum – Sistema Integrado para Bibliotecas oferecerá, nos dias 26 e 27,também no Centur, o Treinamento Módulo Aquisição. As inscrições para esta capacitação devem ser feitas até esta sexta-feira (21), no endereço www.pergamum.pucpr.br, e a taxa é de R$ 200.

O Sistema Pergamum é gerenciado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná, e é um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. Ele facilita o gerenciamento de qualquer tipo de documento, atendendo desde Universidades, Centros de Ensino fundamental e médio, assim como empresas, órgãos públicos e governamentais.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Central da Uepa, Rita Almeida, este treinamento é um tipo de capacitação continuada dos servidores que já atuam neste meio. “O Sistema que estamos utilizando atualmente ainda é em base de dados. Agora, a gente vai fazer a migração para o Pergamum Web, ou seja, todas as ferramentas que nós temos do Pergamum ainda estão na máquina via base ou banco de dados. A partir desta migração, teremos que acessar em uma nova interface, os mesmos mecanismos, as mesmas ferramentas, só que através da internet. Este treinamento já é uma maneira de nos informarmos para trabalhar também esta migração, já que o Pergamum Web, para gente, ainda está em fase de teste”, destaca.

De acordo com Rita, esta capacitação permitirá aos alunos de todos os campi da Uepa, maior facilidade para acessar o acervo bibliográfico, visto que a internet suprirá a necessidade de acesso ao banco de dados.

Durante o Encontro, os servidores bibliotecários poderão trocar experiências com os usuários e colaboradores, e se atualizar nas informações que o sistema oferece, além de ser uma oportunidade para as instituições que ainda não utilizam o Sistema, conhecerem o funcionamento. O Encontro acontecerá no dia 24, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 17h, e no dia 25, das 9h às 12h. Já o Treinamento Módulo Aquisição abordará um dos módulos que fazem parte do Sistema.