O encontro pretende promover a discussão e difusão das pesquisas desenvolvidas por profissionais e instituições de ensino superior para tornar as práticas de educação ambiental nas escolas um processo permanente de ação e reflexão
Proporcionar espaço para diálogos, divulgação de conhecimentos, métodos e técnicas e contribuir para os saberes dos educadores paraenses são os objetivos do V Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE) promovido pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento ocorre de 9 a 11 de junho, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade.
O encontro pretende promover a discussão e a difusão das pesquisas em Educação Ambiental desenvolvidas por profissionais e instituições de ensino superior para tornar as práticas de educação ambiental nas escolas um processo permanente de ação e reflexão. A egressa da Uepa e coordenadora do evento, Mairna Dias, explica que o V Encontro possibilita um diálogo entre as diferentes regiões do país. “Este ano conseguimos trazer pessoas do Rio de Janeiro, Amapá, Acre. Então o Encontro vai proporcionar essa discussão mais ampla sobre o que outros estados estão pesquisando”.
A coordenadora do evento também ressalta que um dos desafios da Educação Ambiental nas escolas é descontruir a visão restrita sobre a preservação e conservação do meio ambiente, mas ter uma visão social e crítica e “saber se relacionar com as pessoas, reconhecer as diferentes culturas, os diferentes pensamentos”.
Este compartilhamento de ideias e experiências educacionais vivenciadas em localidades e realidades diferentes podem colaborar para o processo de construção de conhecimento dentro dos espaços de educação formal e não formal. Entre as práxis pedagógicas que norteiam as discussões do evento estão Educação para Sociobiodiversidade; Reinventar o cenário escolar na Amazônia: diálogos sobre tecnologias sustentáveis; e Educação Ambiental para valorização da água.
A programação do Encontro também inclui mesas redondas, sessões de comunicação oral, e palestras com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
A professora colaboradora do Necaps, Erica Ferreira, explica que o tema do evento, Pesquisas em Educação Ambiental na Amazônia: uma agenda em permanente construção, visa debater sobre a colaboração da Universidade para o aprendizado das escolas. “Em nossa experiência nas escolas a gente vê professores que tem vontade de implementar a coleta seletiva e falar sobre o lixo com os alunos. Então, a Universidade pode auxiliar a escola e fazer essa agenda em permanente construção”, afirma Erica Ferreira.
Prêmio Professora Maria de Jesus para Educadores Ambientais
A novidade deste ano é a 1ª edição do prêmio Professora Maria de Jesus concedido para educadores que desenvolvem práticas em educação ambiental no contexto escolar. A professora Maria de Jesus foi uma das fundadoras do Necaps da Uepa e uma das realizadoras dos primeiros Encontros de Educação Ambiental.
Inscrições
As informações sobre inscrições, programação e os critérios para a premiação estão disponíveis no site https://5encontroeace.wordpress.com. O Encontro conta com a parceria do Ministério de Educação (MEC), da Pró-Reitoria de Extensão da Uepa (Proex) e de escolas da rede de ensino estadual, municipal e particular.
Serviço
V Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE)
Data: 9 a 11 de junho
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa
Endereço: Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, em Belém
Texto: Igor Pereira
Foto: Mácio Ferreira