Encontro promove novos caminhos pedagógicos

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 26/04/2016 - 13:43

Com o objetivo de promover a reflexão entre docentes e futuros docentes acerca do modelo de ensino atual, o III Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino da Amazônia (Erdipea), organizado pelo Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (Socid) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), iniciou suas atividades na manhã de hoje (26). O professor doutor João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abriu o evento com a conferência “Didática e Práticas de Educação Formadora em uma Sociedade Democrática”, onde propôs para os presentes uma abordagem alternativa para o ensino tradicional em sala de aula. O encontro segue até quinta-feira, 28, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

“O que trago é uma nova proposta de estudo, trabalho e planejamento para os professores. É outra maneira de se aplicar o conteúdo, levando em conta o uso social do conhecimento”, resumiu Gasparin, que é considerado uma autoridade no assunto, sobre o qual lançou o livro “Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica”, em 2004. Para ele, o conhecimento prático adquirido pelo aluno acerca do tema antes da aula não pode ser ignorado.

“Na verdade, o fluxo do saber se altera. O professor pode primeiro dialogar com os alunos, para identificar o conhecimento que eles já possuem sobre o tema. Com uma comparação entre essa prática e a teoria, se chega a uma nova prática”, explicou o professor, que cita como exemplo uma professora de 5º ano elaborando uma aula sobre a água. “Ao invés de planejar as aulas sozinha, a professora pode perguntar aos alunos o que a água significa para eles, como é seu uso e assim terá uma visão melhor da teoria que pode complementar esses saberes. Ao final das aulas, aliando o seu conhecimento prático com a teoria, os alunos terão desenvolvido uma outra relação prática com a água”, esclareceu Gasparin.

O professor participa de palestras pelo Brasil inteiro e garante que a aceitação deste novo método é muito boa, porém, a mudança é gradual. “O caminho tradicional é muito forte e assumir mudanças é complicado. Mas, o objetivo não é obrigar  o professor a mudar, e sim desafiá-lo”, conclui. A proposta de Gasparin resume o objetivo dessa edição do Erdipea, que é discutir os aspectos pedagógicos da atividade docente, refletindo a didática e prática do ensino. O Socid também pretende que os participantes socializem conhecimentos e realizem trocas sobre didática nas Instituições de Ensino Superior amazônicas.

“Queremos instigar o professor e os alunos a uma reflexão. Um novo pensar para uma nova educação, que seja transformadora e inclua uma prática mais teorizada. Nosso trabalho no Socid é exatamente esse, de fomentar o debate”, ressaltou a professora Maria Josevett Miranda, coordenadora do evento.

A programação segue durante a tarde de hoje, com a palestra Educação Matemática e Práticas Educativas, pelo professor do curso de Matemática da Uepa, Pedro Franco de Sá, e também comunicações orais. Amanhã, haverá outra sessão de comunicações orais e pôsteres; e a mesa redonda Didáticas da Pedagogia: Alternativa para o Professor do Século XXI, composta pelas professoras da Uepa, Lúcia Melo e Ana da Conceição Oliveira, e pelo professor da Universidad Autonoma de Asunción (UAA, Paraguai), Homerval Teixeira. À tarde, haverá a mesa redonda O Estágio Supervisionado na Formação do Pedagogo: Avanços, Dilemas e Perspectivas, composta pelas professoras de Pedagogia da Uepa, Diana Lemes e Jacirene Albuquerque.

No último dia de evento, a programação terá a mesa redonda intitulada Didática e Práticas de Ensino nas Licenciaturas no que inova?, com a participação do professor  de Pedagogia da Uepa, Cláudio Ludgero, da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marilena Loureiro, e do professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Albert Cordeiro. E, para encerrar o evento, será realizada mais uma mesa, com o tema A interculturalidade das Práticas Didáticas das minorias étnicos-sociais, com o docente da Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa, Messias Furtado, os docentes de Pedagogia da Uepa, Zanete Gusmão e Cristiano Pinto da Silva, e a docente da UFPA, Célia Virgolino.

O Erdipea foi realizado em 2011 e em 2014, após um hiato entre esse evento e os encontros de caráter local, realizados em 1998 e 1999. Atualmente o Encontro Regional conta com o apoio do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED).

Para mais fotos do evento, acesse: www.flickr.com/photos/biuepa

Você pode consultar a programação completa ou obter mais informações pelo email: socid.ccse.uepa@gmail.com.