Encontro reúne assessorias de Relações Internacionais do Norte

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 13/12/2016 - 19:04

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu hoje o Encontro Regional Norte 2016 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). A Instituição foi eleita representante regional da entidade em sua última assembleia, realizada em abril deste ano. O encontro visa reiniciar o diálogo entre as assessorias de Relações Internacionais nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Norte do país, para debater práticas e trocar ideias acerca dos acordos de cooperação internacional das IES.

O encontro ocorreu durante todo o dia de hoje na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). Representantes das universidades federais do Acre, Roraima e Amapá estiveram na reunião, que teve também a presença das coordenadorias de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Universidade da Amazônia (Unama). Todas as instituições integram o Conselho Deliberativo Regional Norte da Faubai.

O principal objetivo da retoma do encontro Norte é melhorar a articulação das IES da região, para viabilizar novos acordos internacionais, o que beneficiará os discentes e docentes do Norte. “Firmar acordos para as universidades do Norte não é a mesma coisa que para as universidades do Sul e Sudeste. Todas as regiões possuem especificidades. Por isso é importante que nós tenhamos esses laços mais estreitos, para podermos buscar ideias novas e melhorar nosso trabalho”, disse a coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá. Ao final do encontro, foi produzido um relatório com sugestões, que será enviado ao Faubai.

Atualmente, cerca de 245 instituições de ensino superior brasileiras públicas e privadas, compõem o Faubai. A entidade foi criada em 1988 pelos Reitores membros do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) com o objetivo de criar uma plataforma de comunicação específica para seus assessores de relações internacionais. Posteriormente, por decisão da Assembleia Geral, o Faubai passou a se constituir em forma de associação, modificando sua denominação para Associação Brasileira de Educação Internacional, mantendo, no entanto, sua antiga sigla.

Na última assembleia geral da FAUBAI, ocorrida em abril deste ano, em Fortaleza, a Coordenação de Relações Internacionais da Uepa, foi eleita representante do segmento das IES da Região Norte, perante o Conselho Deliberativo da associação. Tal como os representantes das demais regiões, a realização do encontro foi a primeira tarefa, como parte dessa nomeação. Nos encontros regionais anuais são discutidos assuntos ligados à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras, mais especificamente da Região Norte, bem como a apresentação da associação e os benefícios que a mesma proporciona aos membros.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely