No período de 22 a 24 de junho de 2016 ocorrerá o II Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet), e o II Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, realizados pelo Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia (Labetno), da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O tema do Encontro este ano é Etnomusicologia na contemporaneidade: diálogos disciplinares e interdisciplinares. O evento vai debater o assunto e investigar a maneira que se distingue, identifica contextos e as culturas. Segundo o coordenador do Gemam, Paulo Murilo Guerreiro, o tema foi escolhido devido as conexões que a disciplina estabeleceu com diferentes áreas de conhecimento ao longo do tempo. “Muitos etnomusicólogos não são músicos de profissão e isso se deve a convergência que existe entre os campos de conhecimento. Estes são as pessoas que estão disponíveis para ver a música com um olhar diferente”, explica o coordenador.
Os eventos serão integrados e contarão com mesas redondas, conferências, sessões de comunicação e apresentações artísticas, além de envolver convidados nacionais e da Amazônia. A programação será sempre de 17h30 as 21h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFPA, localizado na avenida Governador Magalhães Barata, nº 611, bairro de São Brás. O resultado final da avaliação dos trabalhos será divulgado no site da Uepa no dia 14 de maio, e o envio das versões finais dos selecionados será até o dia 29 do mesmo mês.
Os interessados em submeter trabalhos tiveram até 25 de abril para fazer o envio ao e-mail laboratoriodeetnomusicologia@gmail.com. O resultado final da avaliação dos trabalhos foi divulgado no site da Uepa em 14 de maio, e o envio das versões finais dos selecionados foi até 29 do mesmo mês. Já as inscrições e o credenciamento dos aprovados ocorrerão a partir das 17h do dia 22 de junho, no PPGARTES.
ETNOMUSICOLOGIA
É o estudo antropológico que visa compreender a música dentro de um contexto sociocultural através da imersão do pesquisador em um meio que o possibilite estar em pleno contato com o seu objeto de estudo. Pode ser entendido também como o estudo da música enquanto um dos muitos aspectos culturais entre povos distintos, mas também próximos. É necessário que o pesquisador se disponha a sair da sua condição de observador para ocupar a posição de participante/integrante, para tornar a compreensão mais clara.
“O ponto chave da Etnomusicologia é que ela observa a música como um fazer humano, da sociedade. Não é trabalhar o som pelo som, pois ela se torna música devido à ação humana. O homem é quem organiza esse som, então a disciplina compreende o som dentro dos contextos que envolvem isso”, explica o coordenador Paulo Murilo.
SERVIÇO
II Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet)
II Colóquio Amazônico de Etnomusicologia
Data: 22, 23 e 24 de junho de 2016
Horário: de 17h30 as 21h;
Inscrições e credenciamento: a partir das 17h do dia 22 de junho, no PPGARTES da UFPA
Público alvo: acadêmicos do curso de Música e alunos que trabalhem a música como pesquisa antropológica
Mais informações: http://iienabetnorte.wix.com/iienabetnorte
Texto: Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely