O Museu da Escola de Enfermagem, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá uma programação integrada à 11ª Primavera dos Museus. O evento, de caráter nacional, será realizado entre 18 a 24 de setembro. Com o tema "Museu e suas memórias", o encontro visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços entre esses espaços e a sociedade.
Para a coordenadora do curso, professora Mary Elizabeth de Santana, a finalidade do Museu, localizado na entrada do campus IV, é oportunizar que as pessoas possam conhecer as diferentes fases pelas quais a Escola de Enfermagem passou. “Esse evento é uma forma de resgatar o histórico do curso. Nós precisamos retomar essa memória, pois a Escola de Enfermagem 'Magalhães Barata' foi a primeira instituição da região a ofertar esse curso, que em 10 de novembro de 2017 completará 73 anos”, destaca.
A abertura da 11ª Primavera dos Museus, marcada para às 9h no Auditório da Escola de Enfermagem, apresentará a conferência “Museus, Educação, Enfermagem e Memória na Região Amazônica”. Posteriormente, o público poderá conferir a exposição “Trajetória Histórica de Equipamentos Utilizados no Cuidado de Enfermagem”, dentre o horário de 15h às 17h.
O Museu, construído a partir da colaboração de diversos professores, armazena os primeiros bonecos protótipos de massagem cardíaca, quadros com fotografias das antigas salas de aulas, banners, mesas e equipamentos que eram utilizados na época de inauguração da Escola, em 1944. São mais de 50 itens catalogados no espaço.
A 11ª Primavera dos Museus foi idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento conta com 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados brasileiros. Nesta edição, 932 instituições culturais estão participando, representando o maior número desde a criação em 2007. Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.
Serviço:
- Local: Escola de Enfermagem “Magalhães Barata”, localizada na avenida José Bonifácio, bairro do Guamá;
- Horário da Conferência de Abertura: às 9h;
- Horário da Exposição: 15h às 17h;
- Período da 11ª Primavera dos Museus: 18 a 24 de setembro
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely