Enfermagem recebe nota máxima do Conselho Estadual de Educação

Enviado por Ize Sena em Sex, 10/03/2017 - 19:18

Com nota máxima, o curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu, no último dia 9 de março, a renovação de reconhecimento do Conselho Estadual de Educação (CEE). O parecer assegura o funcionamento e a legalidade da graduação diante das exigências estabelecidas pelo CEE.

A conquista é resultado de uma ação conjunta envolvendo compromisso e profissionalismo de diversos membros da instituição. "Este parecer  é importante por representar um retorno do que precisamos melhorar e do que estamos indo bem. A avaliação leva como base o curso e o contexto maior que ele está inserido, no caso, a Universidade", afirmou a coordenadora da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), Bianca Valente.

O Conselho Estadual de Educação, composto por 17 membros, avaliou três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. A análise foi realizada nos municípios de Belém e Santarém. Os conceitos julgados pelo pleito do Conselho classificaram todos os itens do parecer como satisfatórios, consolidando a nota máxima da avaliação, 5.

Os cursos de graduação são avaliados em um prazo máximo de cinco anos. O presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, Delmo Oliveira, detalhou o processo. “O Conselho encaminha representantes para fazer uma verificação in loco na instituição de ensino. Eles se reúnem com professores, alunos e coordenadores e durante três dias são avaliadas várias dimensões”.

Com o atual resultado, o curso supera a nota 3 do último parecer, lançado em 2012. “Essa vitória mostra o quanto nós evoluímos. O trabalho em equipe foi fundamental para vencermos as dificuldades e passarmos a ser considerados um dos melhores cursos da instituição”, classificou a coordenadora do Curso de Enfermagem, Mary Elizabeth de Santana.

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata foi a primeira instituição do norte do país a ofertar o curso. Ela foi fundada em 10 de novembro de 1944 pelos diretores dos Departamentos Nacional e Estadual de Saúde, João de Barros Barreto e Waldir Bouhid. O intuito era desenvolver um centro de conhecimento acerca das necessidades de saúde da população amazônica.

A Uepa já formou aproximadamente 3 mil enfermeiros distribuídos por diversas instituições de ensino superior do Brasil. Para a professora Mary Elizabeth, a manutenção desse compromisso e da nota máxima de renovação de reconhecimento será o grande desafio a partir de agora. "Para isso, nós vamos continuar nesse caminho que estamos percorrendo, da valorização dos profissionais e melhora da infraestrutura”, finalizou.

Texto: Marcus Passos
Fotos: Nailana Thiely e Bianca Almeida