Ensino da Física no Pará é tema de Seminário

Enviado por Ize Sena em Qua, 16/12/2015 - 13:07
O Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência na Amazônia (GEPHF), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza na manhã desta sexta-feira (18), o Seminário Física no Pará: memória, ensino e pesquisa. O objetivo é celebrar os 50 anos da criação do primeiro curso de Física no estado. O evento ocorrerá no Auditório da Reitoria, ao lado do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
 
O evento contará com um painel em que será apresentado o percurso do ensino da Física no Pará, durante o século XX até os dias de hoje. Haverá depoimentos de professores e pesquisadores sobre os contextos histórico e institucional do desenvolvimento do ensino de Física na região. Parte dessa história será apresentada pelo historiador e chefe do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, Jairo de Jesus Nascimento, e pelo coordenador do GEPHF, Ruy Guilherme Castro de Almeida.
 
Trata-se de um percurso que começa no século XX e hoje resulta na consolidação do ensino dessa disciplina no Pará. Para o coordenador do GEPHF, a relevância do evento é apresentar essa história, fatos e pessoas importantes para a área. “O objetivo é valorizar as pessoas, que mesmo com as condições adversas, conseguiram dar uma contribuição significativa para o ensino dessa disciplina, valorizar a memória desses pioneiros e entender que a construção do conhecimento é uma construção coletiva, de várias mãos e várias cabeças”, afirma Ruy Guilherme.
 
A Física como área específica surgiu com a criação do curso na Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1965. Antes disso, ela estava presente como componente secundário de formação em diversas outras instituições, como Física Farmacêutica, na Escola de Farmácia do Pará, criada em 1904; ou como Física Agrícola, na Escola de Agronomia e Medicina Veterinária do Pará, criada em 1918.
 
Na Uepa, a Física é uma das habilitações da Licenciatura em Ciências Naturais. Foi criada há 16 anos e inicialmente, não possuía o atual sistema de habilitações, mas já havia o ensino da Física.
 
Homenagens
 
Durante o Seminário, haverá a homenagem a alguns dos pioneiros de Física no Pará, cujas figuras foram importantes tanto na criação e expansão do ensino da disciplina quanto na sua efetiva institucionalização.
 
Os homenageados serão José Maria Filardo Bassalo, originalmente engenheiro, que incentivou a formação de profissionais para trabalhar com a física no Pará; Fernando Medeiros Vieira, formado em Matemática pela Faculdade Nacional de Filosofia do Rio de janeiro, e que foi diretor do Núcleo de Física e Matemática do Pará, criado em 1961; como também Carmelina Kobayashi, uma das primeiras mulheres formadas em Física. Todos são hoje professores aposentados da UFPA.
 
Serviço:
 
Seminário Física no Pará: memória, ensino e pesquisa
Horário/Data: 8h30, 18 de dezembro de 2015;
Local: Auditório da Reitoria, Reitoria da Uepa, localizada na rua do Una, 156, Telégrafo, ao lado do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE);
 
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Mácio Ferreira