Escola de Enfermagem da Uepa é homenageada em Sessão Solene na Alepa

Enviado por Letícia Aleixo em Ter, 05/11/2019 - 09:46
 
Para comemorar os 75 anos da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ocorreu na última segunda-feira, 4, uma Sessão Solene, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Na ocasião, os professores mais antigos e o professores da atual gestão foram homenageados. No total, foram entregues 20 honrarias. 
 
“A Escola de Enfermagem foi fundada em 1944, é uma jovem senhora, mas cheia de energia, cheia de vitalidade e estamos muito felizes de poder participar desse momento”, disse a coordenadora do campus, Margarete Bittencourt. 
 
O reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso, estava presente na Sessão Solene e também recebeu uma honraria. “O curso de enfermagem é o mais antigo da nossa Universidade. Então, nós temos que festejar por ter sido um curso precursor e comemorar esses 75 anos significa sobretudo reconhecer o importante papel que essa profissão desempenha  na nossa região”, explicou. 
 
A professora Maria Tita Portal Sacramento atuou no campus da Enfermagem em 1966 até 2000. “Teve momento que fui diretora, chefe de departamento e sempre dando aula. Colocamos as especializações para funcionar, especialização enfermagem obstétrica e especialização em enfermagem do trabalho. Foi muito proveitoso e fizemos por onde e formamos enfermeiros profissionais”, contou. 
 
O deputado estadual, Fábio Freitas, é assíduo na busca por melhorias para o profissional de enfermagem. “Essa Sessão é especial para falar sobre essa luta da Universidade do Estado que vem contribuindo há 75 anos na área da enfermagem com muita dedicação e nada mais justo que homenagear o trabalho desenvolvido pelo Pará”, ressaltou. 
 
Danielle Cruz é a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará e aluna egressa da Uepa. “Pensamos em solicitar essa Sessão Solene para reconhecimento a esse berço da enfermagem paraense, que é a Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Iisso não é apenas uma forma de congregar pessoas, mas também dar reconhecimento aos grandes profissionais do nosso Estado”, explicou. 
 
As comemorações pelos 75 anos da Escola de Enfermagem continuam no dia 5 e 6 de novembro. A programação contará com uma Missa de Ação de Graça, palestra sobre a trajetória da enfermagem no Brasil, lançamento do primeiro E-Book do campus, do vídeo institucional e do Ambulatório de Enfermagem, entre outras programações. 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento