Escola de Enfermagem e professora da Uepa são homenageadas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 20/05/2016 - 09:25

Uma sessão especial na Câmara Municipal de Ananindeua, em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, homenageou na última quinta-feira, 19, professores e instituições de enfermagem do Pará. A coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Terezinha Vieira, foi uma das homenageadas e representou a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV da Uepa.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.” A frase anterior de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna, espelha a contribuição da Escola de Enfermagem e dos seus profissionais durante 71 anos de história. Em reconhecimento a essa dedicação ao longo do tempo, a professora Terezinha  recebeu um troféu. Durante o depoimento, Terezinha falou sobre a história da Escola de Enfermagem, dos três pilares da Universidade - ensino,pesquisa e extensão -, além de enaltecer o trabalho do projeto Anjos da Enfermagem, no qual os alunos do Curso de Enfermagem da Uepa atuam. “Para mim foi uma grata surpresa e eu me sinto muito honrada de representar a Uepa nesta semana dedicada aos enfermeiros. Isso se constitui em um reconhecimento que vai trazer muito mais avanços para nossa Universidade”, disse a coordenadora.

O reconhecimento foi uma iniciativa da vereadora de Ananindeua, professora Nilse Pinheiro, egressa da Uepa, que desenvolve trabalhos em prol da enfermagem no Brasil. “Para quem não sabe, a primeira graduação que tive foi como enfermeira pela Universidade do Estado do Pará e disso tenho muito orgulho. Sei da luta, das campanhas e das grandes conquistas que a enfermagem tem conseguido para o nosso país. Convido todos a participarem dos próximos debates sobre as leis de enfermagem nesta casa”, contou a vereadora.

Compuseram a mesa de homenageados os representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), William Borges; do curso de enfermagem da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), Otávio Augusto; do Centro de Educação Profissional DNA, Milena Santos e da Secretaria de Saúde de Ananindeua, Sâmia Borges.

Texto: Rafael Dias