Escola de Enfermagem inicia comemoração pelos seus 70 anos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Dom, 04/05/2014 - 00:00
A Escola de Enfermagem “Magalhães Barata” da Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciou nesta quarta-feira (14), a comemoração dos seus 70 anos de fundação. O evento teve início às 8h, com uma cerimônia com a presença do reitor da Uepa, professor Juarez Quaresma, da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Ilma Pastana, e da coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Terezinha Vieira.

A cerimônia contou, ainda, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, do Conselho Regional de Enfermagem do Pará, (COREN/PA), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), do Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA) e do Centro Acadêmico de Enfermagem João XXIII (CAENF).

Fez parte do evento o Cerimonial da Lâmpada, símbolo do curso de Enfermagem, e a apresentação da logomarca escolhida para representar as comemorações dos 70 anos. “Todo mês a Escola de Enfermagem terá programações alusivas ao seu aniversário. O dia está emocionante, as programações estão saindo tudo dentro do que nós planejamos, tivemos uma platéia brilhante, as pessoas vieram, as autoridades, os alunos contribuíram, foram momentos marcantes pra nós. Esse é só o começo”, afirmou a coordenadora do curso, Terezinha Vieira.

A aluna Débora Souza, de 20 anos, está no primeiro semestre de formação e já se destacou ao ser premiada no concurso “Logomarca e Slogan” promovido pelo curso. “eu tive a inspiração de um símbolo muito maior do curso, que é a lâmpada. Ser premiada teve uma grande importância pra mim. Ser escolhida entre vários, além de ser muito gratificante, eu vi como um sinal de ter escolhido o curso certo”, ressaltou a aluna.

A professora Ingrid Magali Barleda é docente da Escola de Enfermagem desde 1990. São 24 anos atuando como professora do curso. “Eu dou aulas para os alunos dentro de uma instituição onde vejo uma assistência voltada para o paciente na área médica e na área de clínica médica cirúrgica. Eu vejo que a Enfermagem se desenvolveu muito e eu também aproveitei tudo isso. Aqui eu fiz um mestrado, um doutorado e quem sabe, um pós-doutorado”, destacou a professora.

Nos dias 28 e 29 de maio, haverá Jornada de Defesa de TCC relativas, e, na manhã do dia 30 de maio, uma Caminhada Ecológica da Saúde no Parque do Utinga.