Escola de Enfermagem promove debate sobre protagonismo

Enviado por Daniel Leite em Sex, 06/12/2019 - 13:15

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio da coordenação do Campus IV promoveu no auditório da Escola de Enfermagem Magalhães Barata entre os dias 4 e 6 de novembro, o V Encontro das Atividades Integradas em Saúde do Curso de Enfermagem com inscrição disponibilizada gratuitamente para a comunidade discente.

Na década de 80, as Ações Integradas de Saúde (AIS) foram implementadas pelo Governo Federal como um plano estratégico preponderante para a integração e racionalização dos serviços públicos de saúde, assim como, também, a articulação de redes conveniadas no Brasil.

O evento foca na pesquisa e relação das AIS desenvolvidas no âmbito acadêmico, a partir da relação ensino aprendizagem por meio das experiências dos discentes com a vivência em instituições de saúde e pensando, nesse contexto, o V Encontro das Atividades Integradas em Saúde do Curso de Enfermagem escolheu como tema central O protagonismo da Enfermagem frente aos diversos cenários do cuidar.

“A recepção da comunidade discente e do corpo docente com relação ao nosso encontro é muito interessante, pois encontramos um envolvimento que integra o ensino, pesquisa e extensão por meio da socialização de vivências e pesquisas, além de, também, oferecer serviços, pois nossa programação é recheada de atividades de formação” afirmou a coordenadora do Campus IV, Margareth Bittencourt.

A programação contou com mesas de debate, rodas de conversa, minicursos, apresentação de trabalho da residência, caravana solidária para doação de sangue, exposição dos trabalhos as AIS, mostra fotográfica, show de música, por meio do Núcleo de Cultura (NAC) da Uepa, fitdance e ginástica e karaokê. “Montamos um evento que pudesse trazer um aspecto interdisciplinar, além de abrir espaços para apresentações de trabalhos das atividades integradas de saúde realizados pelos alunos em seus estágios e residências, portanto, a nossa expectativa é a melhor possível em função da relevância social e acadêmica das nossas atividades” comentou uma das organizadoras e pedagoga do Campus IV, Camila Rubim.

O V Encontro das Atividades Integradas em Saúde do Curso de Enfermagem oportuniza aos discentes experimentarem a realidade das instituições de saúde, de educação e da comunidade paraense, oferecendo, dessa forma, possibilidades de integração curricular e fortalecendo o desenvolvimento da formação no campo do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, além do serviço.

“A troca de experiências por meio da apresentação de trabalhos das residências dos discentes é uma forma de socializar nossas práticas, questionamentos e resoluções que vivenciamos” ponderou o discente do 3o semestre da Graduação em Enfermagem e representante do Centro Acadêmico, Wesley Ferreira.

Texto/fotos: Daniel Leite Jr