Escola de Enfermagem promove Mostra Científica

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 01/06/2015 - 00:00
O evento contou com apresentações de produções científicas para divulgar junto à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos por alunos durante o semestre

*Atualizado em 3 de junho, às 12h47

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a II Mostra Científica Integrada de Enfermagem e a lll Jornada Acadêmica das Atividades Integradas na manhã da última terça-feira (2). O objetivo foi promover entre a comunidade acadêmica, o compartilhamento de experiências e conhecimentos científicos construídos pelos alunos durante o semestre.

Ao todo, foram 18 painéis avaliados pelos docentes da EEMB. Os estudantes do 2º semestre abordaram a temática Os Fatores Predominantes no Processo Saúde – Doença na Educação Infantil. Já os alunos do 5º período abordaram As Redes de Atenção à Saúde na Unidade Hospitalar e Atenção Básica no Cuidado da Mulher, da Criança e do Adolescente. Entre os trabalhos estavam a Saúde Alimentar: higienização e manipulação na escola e a Violência Obstétrica: uma necessidade de esclarecimento às mulheres.

A estudante do 2º semestre de Enfermagem, Dayane Maia, que apresentou um painel sobre saúde bucal na escola, conta que as atividades também estimularam o aprendizado por meio da análise dos problemas na pesquisa de campo.“Nós fizemos um trabalho em uma escola pública e lá nos observamos vários problemas relacionados à falta de higiene e, principalmente, a falta de higiene bucal”.

A professora e uma das coordenadoras das atividades, Paula Rocha, ressalta “que este é o momento que os alunos têm para mostrar o que são capazes de produzir. É um retorno do que fizeram na prática, além de ser um momento de socialização”. As produções foram expostas no pátio da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Após o término foram apresentados no auditório da EEMB, vídeos de integração que narraram a trajetória do trabalho desenvolvido pelos estudantes.

Texto: Igor Pereira com colaborações de Alberto Dergan
Foto: Miguel Alves/ Ascom-Uepa