"Aproveite o mês de janeiro para ampliar seu conhecimento sobre temas ambientais em diferentes interfaces com outras áreas de conhecimento". Com esse convite, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), apresenta a programação da VII Escola de Inverno, que recebe inscrições gratuitas e on-line, de hoje, 17, até quinta-feira, 20.
Aberta ao público geral, a programação oferta 13 minicursos com temas diversos e cada pessoa só pode se inscrever em até dois deles. "O objetivo da Escola de Inverno é promover a inserção social do PPGCA, ou seja, esse evento visa aproximar o Programa da comunidade na qual está inserido, isto é, estabelecer uma ponte para a troca de saberes entre os membros da PPG e a sociedade", explica o coordenador do PPGCA, professor Altem Pontes.
Por ser um evento multidisciplinar, a programação abrange diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas, além das Ciências Biológicas e da Saúde.
Pluralidade
Sabe aquele remedinho caseiro ou aquele chá que às vezes as pessoas tomam inadvertidamente, confiantes de que não faz mal porque é à base de plantas? Para explicar que não é bem assim, um dos minicursos desta edição da VII Escola de Inverno, é Introdução à Farmacognosia: Plantas Medicinais e seus Metabólitos, proposto por Adriane Trindade Sarah. "A farmacognosia é uma das vertentes mais antigas da farmacologia, estuda os princípios ativos naturais de origem vegetal e animal, através de métodos e técnicas que procuram selecionar, caracterizar e produzir fármacos para o tratamento de doenças humanas", explica a professora. Assim, no minicurso, os participantes conhecerão conceitos básicos envolvendo os princípios ativos medicinais de plantas.
Em sintonia com os problemas da sociedade contemporânea, a Escola também inclui o minicurso Estudos Pós-Coloniais: Prevenção do Suicídio e Depressão no Contexto Escolar, proposto pelo professor José Augusto Carvalho de Araújo. "A depressão é diferente das variações usuais de humor e respostas emocionais curtas aos problemas da vida diária. Pode se tornar um grave problema de saúde, especialmente quando é de longa duração e intensidade moderada a grave, e pode causar grandes sofrimentos e alterar o trabalho, a escola e as atividades familiares", resume José Augusto.
Ao acessar o fomulário de inscrições, os interessados podem conferir a programação completa da Escola de Inverno, edição 2022, com a ementa dos minicursos e nomes dos responsáveis por cada um deles.