Escolinha de Ginástica ajuda crianças em Santarém

Enviado por Ize Sena em Ter, 07/06/2016 - 17:35
Atendendo crianças de Santarém e do entorno desde 2014, o projeto de Extensão Escolinha de Ginástica é uma iniciativa que tem integrado comunidade e Universidade, por meio da promoção de práticas de saúde e qualidade de vida. O projeto é coordenado pela docente do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Patrícia Reyes, e conta com a participação de acadêmicos do Curso e de cerca de 30 crianças atendidas.

A ideia do projeto surgiu a partir da constatação de que a modalidade de ginástica artística não era desenvolvida no município de Santarém. De acordo com a coordenadora do projeto, muitas famílias não sabiam do que se tratava esse tipo de ginástica e pensavam nela como atividade física em academias. Hoje, no entanto, a procura é grande e as crianças participam regularmente das turmas da Escolinha de Ginástica.

No início, havia a necessidade por material e apoio infraestrutural, para garantir qualidade de atendimento às crianças. Por isso, a professora realizou parcerias com instituições e organizações, ministrou curso, capacitações e recebeu em contrapartida os materiais hoje utilizados, como a minitrave, a miniparalela, entre outros. Atualmente, o projeto funciona em um salão de eventos, adaptado às atividades da Escolinha.

A faixa etária das crianças atendidas é de 4 a 10 anos, divididas em duas turmas de 15 pessoas cada. A Escolinha recebe crianças de quaisquer faixas socioeconômicas, não-deficientes ou deficientes. “A importância dessa atividade é conseguirmos ajudar com as opções motoras, por envolver equilíbrio, resistência, força, que devem ser trabalhadas nesse período da infância, para depois conseguir melhoras e para que elas possam continuar com outros esportes. Há também as questões de socialização, como a segurança dos colegas, a criatividade, à espera do outro, além do incentivo da autoestima e superação de limites, com os quais a gente lida no dia-a-dia”, comenta Patrícia Reyes.

Uma das crianças participantes da Escolinha é a filha de 7 anos de Iani Lauer Leite, docente no Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Iani considera a atividade relevante pela ênfase no desenvolvimento físico e da saúde das crianças. “No ano passado, houve um congresso em que as alunas da Patrícia apresentaram os resultados do projeto de Extensão. Fui perguntar a respeito, conversamos e coloquei minha filha e minha sobrinha. Considero-o relevante no contexto de quem vive na cidade, em que as crianças têm menos atividade física. Tenho observado o desenvolvimento delas em aspectos importantes em relação ao corpo, como músculos mais fortes e melhor coordenação motora”.
No momento o Projeto não dispõe de vagas, mas se houver, as inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano. Segundo a coordenadora, é comum que as vagas sejam liberadas no início de cada semestre. Os interessados podem entrar em contato com a equipe do projeto por meio da página no Facebook. As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, às 17h, no campus da Uepa em Santarém.

Texto: Sérgio Ferreira
Fotos: Tamara Saré