Especialização em Transporte Hidroviário debate os potenciais da Região

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 16/11/2015 - 10:47
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (Asplam), realiza nesta próxima terça (17), a aula inaugural da pós-graduação Lato Sensu em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária. A aula ocorre às 19h, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro.

O curso foi criado neste ano e, de acordo com o coordenador da especialização, professor Hélio Ferreira, atende a uma demanda por qualificação de mão de obra e planejamentos estratégicos para a região. “As hidrovias são pouco exploradas como modo de transporte no Brasil. E para operar uma hidrovia, você tem que criar um porto. Não se pode fazer um curso só de estrutura ou gestão hidroviária. É preciso combinar infraestrutura hidroviária e gestão portuária, para ser completo”, afirma o professor.

Alguns fatores que potencializam a relevância do curso são a ampliação do canal do Panamá, o aumento dos investimentos no agronegócio do estado do Pará e da região Norte, além do reconhecimento das vantagens de escoar produção de madeira, minério, gado e grãos. Segundo o presidente da Asplam, Alexandre Araújo, “o Pará é uma região estratégica no escoamento do agronegócio e de outras atividades, ele tem sido visado como vetor logístico. Necessita, portanto, de um modelo de logística próprio.”.

O desenvolvimento regional faz parte dos debates do curso. De acordo com o coordenador, o transporte hidroviário, além de ser estratégico, minimiza custos de manutenção de infraestrutura e reduz o consumo de combustíveis fósseis, utilizado no transporte rodoviário.

O curso é vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), do CCNT.  A ênfase está na capacitação e no fornecimento de ferramentas para a mão de obra local, apesar de maior parte dos profissionais hoje ser de outras regiões. “Por ser um curso que atende a uma demanda criada por poucas opções no país, há ainda muita gente de fora, porque eles não têm esses rios.”, complementa Hélio. A previsão é de que muito mais pessoas do Pará e do Norte ingressem nas próximas turmas.

Serviço:
Aula Inaugural da Especialização em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária
Horário/Data: às 19h, 17 de novembro de 2015
Local: Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, Travessa Enéas Pinheiro, 2626, Marco

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Arquivo Agência Pará