Especialização em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária tem Aula Inaugural

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 17/11/2015 - 22:43

As futuras projeções do mercado de trabalho no Pará na área de logística foi um dos principais assuntos enfatizados na Aula Inaugural da pós-graduação Lato Sensu em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária. A aula foi realizada no Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia(CCNT) da Universidade do Estado do Pará(Uepa), localizado na travessa Eneas Pinheiro.

A especialização é uma parceria entre Uepa e Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (Asplam). O curso ofertou 40 vagas e teve cerca de 130 inscritos. A especialização tem duração de dois anos é a única no Brasil voltada ao planejamento e criação de ferramentas de escoação de minério, gado, grãos, e outra produções características da Amazônia. “ Esse curso é estratégico para o desenvolvimento sustentável. Diante de investimentos em portos, ferrovias, rodovias, o curso irá preparar profissionais para esses projetos serem estabelecidos”, enfatiza o diretor executivo da Redes Federação das Indústrias do Pará(Fiepa), Marcel Souza.

A mesa de abertura foi composta por José Maria Mendonça, representante da Fiepa; Helio Ferreira, coordenador da especialização; Rubens Cardoso, vice-reitor da Uepa; Alexandre Araujo, presidente da Asplam; e Plínio Brayner, capitão de fragata da Marinha.

O presidente da Asplam ressaltou que o curso foi pensado em atender as demandas do Estado. “ Diante de investimentos nas ferrovias, portos, rodovias, iremos preparar mão-de-obra para darmos sustentabilidade a esses empreendimentos”, diz Alexandre Araujo. Ele já projeta novas turmas para 2016. “ A procura pelo curso foi muito grande. Planejamos para 2016 abrir 40 vagas em Marabá, na região do Carajás, e mais 40  na região do Tapajós, em Santarém”, ressalta.

O coordenador do curso, professor Helio Ferreira, destaca ser a segunda parceria de sucesso entre a Uepa e Asplam. A primeira surgiu com a especialização Latu Senso em Logística com ênfase em Sustentabilidade. “ A gente procura atender as demandas específicas da nossa região com um curso extremamente ligado a nossa necessidade amazônida”, diz ele. Além dos professores da Uepa, os pós-graduandos terão aulas ministradas por professores de Santa Catarina e São Paulo.

O gerente operacional Aldo Duarte, 39, aluno do curso, espera subir de posição na empresa em que trabalha e evoluir profissionalmente “ O meu interesse se deu para o meu exercício pleno da função. Tenho conhecimento na minha área e estou buscando melhoramento”, ressalta.

Clique aqui e confra mais fotos

Texto: Renata Paes
Foto: Carlos Sodré/Agência Pará