Espiritualidades Alternativas em Debate no CCSE

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 30/11/2016 - 16:37

A importância das novas religiões e espiritualidades no mundo contemporâneo é o foco da programação intitulada "Espiritualidades Alternativas em Debate", promovida pelo grupo de pesquisa Neoesoterismo e Religiões Alternativas (NERA), ligado aos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação, sediada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), é aberta ao público e recebe como convidados nos dois dias de evento, 1 e 2 de dezembro, líderes religiosos do Budismo e Paganismo.

A primeira mesa redonda de amanhã(1) será às 19h, na Sala de Recitais do CCSE, com o tema “Ecoespiritualidades – Para um outro Pensamento Político”, com Filipe Almeida e Maira Faro, religiosos ligados ao paganismo contemporâneo. Eles abordarão questões sobre preservação do meio ambiente e feminismo, temas diretamente relacionados ao paganismo.

Já na sexta(2), às 19h, na Sala de Recitais, será a vez da palestra “ Por que sofremos nas relações”, com Gustavo Gitti, do Centro de Estudos Budistas Bodisatva de São Paulo. Ele é praticante budista e abordará o relacionamento à luz da filosofia budista.  O Budismo é uma religião oriental, que chegou ao Brasil no século XIX, e faz críticas aos valores ocidentais, como a ganância e consumo excessivo de bens materiais.

Para os dois dias de evento está programado o minicurso ‘’Neopaganismo, Cultura Pop e Mídias de Massa”, de 15h as 18h, na sala de aula do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR), com o ministrante Dannyel Teles de Castro, mestrando do PPGCR.   Ele irá destacar a relação do paganismo com a cultura pop, mostrará exemplos de produções cinematográficas como o Senhor dos Anéis, Harry Potter, Game of Thrones, que usam o imaginário desta religião.

Cartaz de divulgação

SERVIÇO:

ESPIRITUALIDADES ALTERNATIVAS EM DEBATE
Sala de Recitais do CCSE - Travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo
Data 1 de dezembro: às 19h - mesa redonda “Ecoespiritualidades – Para um outro Pensamento Político”
Data 2 de dezembro: às 19h - palestra “ Por que sofremos nas relações”, com Gustavo Gitti, do Centro de estudos Budistas Bodisatva de São Paulo.
Minicurso: ‘’Neopaganismo, Cultura Pop e Mídias de Massa” - 15h as 18 h - sala do Mestrado em Ciências da Religião
Programação gratuita

Texto: Renata Paes