Estado autoriza construção do campus de Parauapebas

Enviado por Ize Sena em Seg, 12/04/2021 - 21:13

O governador do Estado, Helder Barbalho, assinou na tarde desta segunda-feira (12), a ordem de serviço para construção do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Parauapebas. Este será o 22º campus da Instituição, uma parceria entre Governo, Prefeitura Municipal e a mineradora Vale.

Em cerimônia on-line, o governador afirmou que a implantação do campus da Uepa em Parauapebas se configura como uma oportunidade de acesso à educação superior para jovens do município e da região do sudeste paraense. O chefe do executivo também frisou a importância de parcerias para consolidar a presença da Uepa no município de Parauapebas.

“Certamente hoje é um dia de festa para a cidade e de renovação da esperança de nossa juventude de Parauapebas para que, a partir da presença mais ampla e efetiva da Uepa, nós possamos estar garantindo a oferta de educação superior, de cursos de especialização e aprimoramento curricular para esta região. Desde o primeiro instante, quando cheguei no governo do Estado, tenho tratado com o Darci (prefeito municipal) sobre isso e há uma absoluta convergência entre nós de que esta é uma agenda prioritária para a cidade”, afirmou Helder Barbalho.

O chanceler da Uepa também afirmou que em razão de ser uma cidade estratégica por conta da mineração, inovação e tecnologia, Parauapebas demanda mão de obra qualificada. “A Uepa anseia por esta estrutura. Faltava este momento de consolidar uma estrutura física, definitiva, estruturada, que fará com que a presença da Universidade possa ser uma referência educacional superior. A qualidade e a expertise que a Uepa trás, certamente, irá agregar valor à cidade, sendo mais uma oportunidade de ensino superior público, mas também representa um acalento para juventude, não só de Parauapebas, mas de Eldorado, Curionópolis, Canaã dos Carajás, da região da PA 279. Um dia histórico e eu só tenho a festejar a parceira e que esta união possa logo render os frutos de nós estarmos juntos para a entrega dessa estrutura”.

Parcerias

O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, avalia que a importância desse momento vai além do lançamento da construção do campus. “Essa parceria vai possibilitar a amplitude de ação que envolve o interior do estado, como estabelece a própria Lei Nº 5.747, de criação da Uepa, e ao mesmo tempo vai qualificar capital humano para poder atuar no mercado de trabalho estadual e contribuir para a  transformação estrutural da sociedade”.

Cardoso ainda destaca a possibilidade de mais parcerias no município. “Há a possiblidade de a Uepa desenvolver cooperação com outras Instituições de Ensino Superior, pois nesta mesma área está instalado o campus da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) e isso vai facilitar para que alunos e professores tenham uma vivência acadêmica melhor e essa proximidade nos levará a desenvolver projetos”, acredita.

Para o prefeito de Parauapebas, o sonho de ter a Uepa no município está cada vez mais perto de se tornar realidade. “Essa é uma luta de muitos anos. Pra nós, é fundamental a presença da Universidade do Estado do Pará aqui, pelo volume de conhecimento que vai trazer para o município, para a nossa juventude. Nosso município merece, por tudo aquilo que representa para o estado. Agora é momento de conquista e de continuar o trabalho. Essa parceria entre prefeitura, governo do estado e Vale está gerando muitos frutos”, destacou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

A parceria entre entidades públicas e privadas visando o desenvolvimento regional  também foi aprovada pela Vale. “Para nós é uma satisfação integrar mais esta parceria com o Governo do Estado e a prefeitura de Parauapebas, compartilhando deste objetivo comum de atuar pelo avanço da educação e por contribuir para assegurar mais uma oportunidade de carreira universitária para a nossa população aqui no sudeste do Pará”, explicou o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Santiago, que participou da cerimônia on-line ao lado da gerente de relações governamentais da mineradora, Ana Carolina Alves e do gerente executivo de Projetos de Metais Básicos, Plínio Tocchetto.

Projeto Arquitetônico

O prédio que será construído terá uma área total de 4.554,57m² e está localizado na rodovia PA 275, na saída para Marabá. Serão dois pavimentos contendo salas de aulas e de tutoria, além de laboratórios para atender os cursos de graduação em Matemática, Enfermagem, Ciências Biológicas e Engenharia de Software.

Além disso, o projeto arquitetônico, elaborado em parceria com a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa e a Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas, prevê em sua primeira etapa biblioteca, sala das coordenações dos cursos de graduação e especializações, e os laboratórios de anatomia, informática, de todas as clínicas, histologia, zoologia e botânica.

Texto: Ize Sena (Ascom Uepa)

Fotos: Jader Paes (Agência Pará)