Estágio e formação do professor é tema de Jornada em Ciências Naturais

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 12/12/2016 - 13:51

O estágio na vida de um acadêmico é visto como o período em que o conhecimento teórico é enfim colocado em prática. A partir desta premissa, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza em 13 de dezembro a II Jornada de Estágio Supervisionado em Ciências Naturais. O evento será sediado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

A finalidade da programação é proporcionar aos graduandos um ambiente acadêmico de socialização das experiências e aprendizagens, bem como partilhar contribuições pertinentes ao curso de Ciências Naturais com habilitações em Biologia, Física e Química. “ O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória, com carga horaria de 400 horas, que deve ser cumprida do quinto ao oitavo semestre”, ressalta o coordenador do curso, João Paulo Passos.

A Jornada tem como tema "Estágio e formação de professores de ciências: reflexões, propostas e intervenções nos espaços de ensino". O coordenador do evento, professor Diego Ramon Machado, explica a dinâmica da programação. “Dentro dessa proposta teremos conferências, mesas redondas sobre o papel do estágio na formação do professor, que foram convidados professores da Uepa, Seduc e Colégio Tenente Rêgo Barros, apresentações de comunicação oral para mostrar as experiências no estágio, fórum de discussão sobre o estágio”, detalha o coordenador da Jornada, professor Diego Ramon Machado.

Ele ressalta como está o atual mercado de trabalho para os futuros professores das Ciências Naturais. “ Temos concursos abertos. Não são tão numerosas as vagas, mas entendemos essa Jornada com o intuito de diretamente contribuir para a formação inicial dos professores de ciências. Por conta disso, estimulamos os docentes a incentivarem os alunos nas escolas com metodologias diferentes, e isso é um diferencial profissional. A jornada vem para divulgar esses trabalhos de formação inicial e continuada”, pontua.

As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificação. Já se contabilizam cerca de 100 inscritos. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento http://jornadadeestagioue.wixsite.com/2jescnat até 12 de dezembro ou presencialmente no dia da abertura, programada para terça-feira(13), às 8h, no Auditório Paulo Freire, do CCSE.

A conferência de abertura tem como tema ‘’Ética na atividade docente” e será ministrada pelo professor doutor em História Social, Ruy Guilherme Castro de Almeida. Ele fará um panorama sobre a ética em diversas profissões e áreas da vida e depois enfatizará como ser ético na docência.

“Considerando que o docente é um formador de opinião e que tem o privilégio de interagir com uma plateia de pessoas em formação, é inerente a questão ética da atividade docente, de ser um multiplicador em que futuros professores exerçam de forma ética e influeciem possitivamente a sociedade e o exercício da cidadania. Não apenas um mero transmissor de conhecidmento, mas um formador de opinião”, ressalta.

Confira aqui a programação detalhada

Texto: Renata Paes