Estudantes fazem ação de conscientização ambiental em escola

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 30/06/2015 - 00:00

Oficinas de reutilização de garrafas pet para confeccionar cofrinhos, pescaria, jogos e coleta seletiva estiveram incluídos na programação

Filmes, teatro de bonecos, jogos lúdicos e oficinas voltadas para conscientização ambiental foram os destaques da ação promovida pelos estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na escola municipal Professor Ruy da Silveira Britto, no bairro do Marco, em Belém, na manhã da última sexta-feira (26).

Toda a ação foi pensada para ensinar aos alunos do 1º ao 3º ano da escola, os cuidados com a preservação do meio ambiente, por meio de atividades educativas. A ação ocorre na escola desde o ano 2007 e é um projeto de extensão de Engenharia Ambiental inserido na disciplina Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Oficinas de reutilização de garrafas pet para confeccionar cofrinhos, pescaria, jogos e coleta seletiva estavam incluídos na programação.

A professora da disciplina e coordenadora das atividades, Denise Torres explica que a ação busca “a humanização do engenheiro, pois essa aproximação com a comunidade dá a oportunidade de exercer a cidadania. Esse trabalho de sensibilização é muito importante, pois não aborda meramente questões técnicas, mas também a sensibilização junto à comunidade”.

Todas as atividades foram construídas pelos estudantes da Universidade. “A gente faz o cronograma, vamos ver a atividades, e professora vai avaliar que atividade pode ser desenvolvida de acordo com a idade, por conta do uso de cola e outros materiais. Depois a gente seleciona esses materiais que são todos recicláveis ou comprados a baixo custo”, explica a estudante Nicole Adelino.

A coordenadora pedagógica da escola, Roberta Pina, diz que os alunos ficaram ansiosos e querendo saber o que iria acontecer. “Vários alunos me perguntavam ‘tia, o que vai ter hoje?’, ainda mais por ser final de semestre, eles ficam muito empolgados”. A pequena Ana Carla Pontes, de 9 anos, conta que aprendeu a “não jogar lixo na rua porque é feio, a gente tem que jogar lixo no lixo para preservar o meio ambiente”.

Ao final foi feita uma apresentação com o personagem EcoLouro que contou histórias sobre o meio ambiente reunindo todas as turmas que receberam as atividades.

Texto: Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa