Estudos bakhtinianos são debatidos em Seminário

Enviado por Ize Sena em Sex, 23/09/2016 - 17:09

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (Gelpea), debate durante esta sexta-feira, 23, os conceitos, categorias, análises da linguagem, e ensino-aprendizagem de Mikhail Bakhtin, filósofo russo especialista no estudo das formas de linguagem.

O debate faz parte do III Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes e ocorre no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

A primeira mesa redonda, intitulada “Análise bakhtiniana do romance: metodologia e estilo”, recebeu as professoras da Uepa Rita de Cássia Almeida Silva, Sandra Mina Takakura. Eles destacaram os métodos inteligentes de investigação da linguagem.  “Na concepção dele (Bakhtin), a linguística não consegue abarcar todas as dimensões da imagem. Para ele, o fenômeno da linguagem serve de interação verbal. O método metalinguístico explora parte do princípio de que a língua estabelece relações de diálogos. O ser humano não é um ser isolado, ele compartilha, vive em sociedade. São necessárias interações discursivas primordiais para a formação de debates e do sujeito, e assim ampliar ou refutar ideias”, frisa Sandra Takakura.

Ainda pela manhã, os professores Dinair Barbosa, Patricia Sousa Almeida, e Josane Daniela Freitas trataram do “Ensino Aprendizagem na perspectiva bakhiniana”.  Eles destacaram que as pessoas reproduzem discursos de outros, mas nem sempre esse discurso condiz por completo com o que a pessoa sente ou pensa.  

Pela tarde haverá a mesa “Alfabetizar com base nos estudos bakhtinianos”; “Educação inclusiva na abordagem bakhtiniana e vigotskiana; e por fim a mesa “Reflexões sobre materiais didáticos à luz da análise dialógica do discurso”.

Criado em 2008, o Gelpea já reuniu diversos pesquisadores e docentes de instituições públicas e privadas em torno de estudos e pesquisas que envolvem práticas educativas inclusivas, escolares e não escolares, na área da linguagem.

Para conferir a programação completa acesse www.gelpea.blogspot.com.br

Veja fotos do evento no link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157674273979095

 
Texto: Renata Paes com informações de Rafael Dias
Foto: Nailana Thiely