A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará uma homenagem alusiva aos dez anos do curso de Biomedicina da Uepa, dos campi de Belém e Marabá, e em comemoração ao Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro. No município de Marabá, a programação ocorre nesta sexta-feira, a partir das 18h, no campus VIII da Uepa. Já em Belém, o evento será realizado na terça-feira, 22, com início às 15h, no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade.
A programação de Belém integrará as palestras: O início de Tudo - a implantação; Biomedicina em 10 anos - breve histórico, e Biomedicina no Pará. O evento de Marabá, por sua vez, contará com palestras contemplando as seguintes temáticas: Um olhar da coordenação do campus VIII; O Panorama do Curso de Biomedicina em seus 10 anos; Ser Professor no Curso de Biomedicina da Uepa, e A Visão dos 10 anos de Parcerias.
O coordenador do curso de Biomedicina da Uepa, Sávio Pinho dos Reis, comenta sobre o histórico da graduação: “nosso curso começou a ser implementado a partir da formação de uma comissão de implantação do projeto pedagógico, no ano de 2011, e a primeira turma iniciou em agosto de 2012, no campus de Marabá. Já em 2014, iniciou a primeira turma de Belém. Mas, como o curso de Biomedicina é um só, estamos comemorando em conjunto, nos dois campi, tanto em Belém como em Marabá”.
De acordo com o professor Sávio, um dos avanços para o curso de Biomedicina de Marabá foi a construção de um novo bloco, em 2018, que possibilitou a criação de laboratórios específicos para a graduação. “Isso fez com que o curso crescesse muito, tanto na pesquisa, quanto no ensino e na extensão”, relata o coordenador. No campus do curso, localizado na capital paraense, a inserção de três laboratórios também marcou o crescimento da graduação, pois, segundo o coordenador, esses espaços possibilitaram que as aulas práticas se intensificassem.
Completar dez anos de Biomedicina é um marco para celebrar as conquistas e ressaltar a importância do curso. “Este é um momento de celebração, pois já formamos várias turmas nas duas cidades. Por volta de 80% dos egressos estão ativos no mercado de trabalho, fazendo pós-graduação, em residências, mestrados e doutorados. Inclusive, temos egressos que são docentes da nossa instituição. Isso dá uma alegria muito grande para a gente. O curso de Biomedicina é importante para a Uepa e para a comunidade paraense como um todo”, avalia o professor.
Atuação Profissional
O curso de Biomedicina forma profissionais integrados aos fenômenos da sociedade, capazes de atuar efetivamente no processo de desenvolvimento social, cultural, econômico e político do país, sobretudo no que se refere às questões de âmbito regional, relativas à saúde, no sentido de diagnóstico, cura e prevenção das doenças. O profissional biomédico está apto a exercer atividades técnicas e científicas em pesquisa básica e aplicada, em programas voltados para a área da saúde e do meio ambiente. A indústria de alimentos, medicamentos, biotecnologia, bem como as instituições de saúde (análises clínicas e banco de sangue), também apresentam oportunidades ao profissional formado em Biomedicina.
Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)