Em comemoração ao Dia Nacional da Botânica, o Herbário Prof.ª Drª Marlene Freitas da Silva (MFS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou nesta segunda-feira, 17 de abril, uma exposição com coleções de plantas e materiais bioculturais catalogados pelo espaço.
Para a coordenadora do Herbário, professora Flávia Lucas, a ocasião teve como objetivo sensibilizar as pessoas quanto à variedade e relevância dos recursos naturais. “Mostramos a importância das plantas no contexto da natureza, da cultura e da sociedade amazônica ao público interno e externo da instituição”, afirma Flávia.
O evento, dividido em dois momentos, foi promovido no hall externo da Biblioteca Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Primeiramente, os participantes puderam visitar a exposição e degustar alguns frutos e bebidas regionais. No final, o público era encaminhado para conhecer a coleção de materiais bioculturais, dos painéis de biodiversidades e das espécies ameaçadas de extinção presentes nas instalações do MFS.
Em cada momento da mostra, um membro da equipe explicava sobre assuntos relacionados às coleções do herbário. A integrante Stefany Souza apresentou algumas pontuações. “Esse encontro serviu para mostramos o trabalho produzido pelo grupo e a importância de repassarmos o conhecimento como forma da população conhecer mais sobre essa área”, destaca.
Durante toda manhã diversas pessoas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o universo da botânica. Ana Paula Araújo, estudante do primeiro semestre de biologia, acredita que o evento proporcionou a interdisciplinaridade entre os cursos. “Eu sempre amei o estudo da vida, desde uma planta ao ser humano e hoje pude constatar muitas histórias culturais e religiosas de como é a biologia cultural e a etnobotânica. Para quem está se formando nessa área isso é de extrema importância, mas todos podem fazer parte dessa realidade”, enfatiza.
O Dia Nacional da Botânica foi instituído em 1994 e faz referência aos duzentos anos do nascimento do alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, naturalista que veio ao Brasil em 1817 e catalogou milhares de espécies da flora brasileira.
O espaço
Inaugurado em 2011, o Herbário Profª Drª Marlene Freitas da Silva (MFS) representa um laboratório multidisciplinar que documenta a diversidade biológica vegetal da Amazônia. O espaço contabiliza aproximadamente 800 amostras de plantas desidratadas, flores, frutos, sementes, plântulas, coleções de briófitas, samambaias e produtos bioculturais. Além disso, o local também abriga grupos de fungos.
A professora Flávia Lucas explica que o herbário foi se constituindo aos poucos. “Nós viajamos a campo para vários ecossistemas do bioma amazônico e vamos coletando amostras. Posteriormente, elas são tratadas e passam por vários processos, até o ponto de serem incorporadas ao acervo. Assim, vamos somamos conhecimento sobre a biodiversidade”, afirma.
A institucionalização desse ambiente visa promover o crescimento científico e tecnológico da Universidade do Estado do Pará (Uepa), atuando dentro do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Texto: Marcus Passos
Fotos: Marcus Passos