Iniciou no Espaço São José Liberto a exposição de joias “Revoada: Coleção de Joias do Pássaro Junino”. A mostra foi desenvolvida pelo designer José Leuan, formado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento segue até o dia 26 de novembro, no horário de 8h as 18h30, com entrada franca.
A “Coleção Revoada” tem inspiração nos Pássaros Juninos de Belém, manifestação cultural popular típica do mês de junho que reúne vários mitos amazônicos e histórias sobre um personagem central, o pássaro. No total, são 81 peças compostas de brincos, pingentes, anéis e pulseiras em prata combinadas com gemas, como granadas, quartzo róseo, madrepérola e citrino. Além disso, algumas joias foram produzidas com a técnica de incrustação paraense.
O designer José Leuan conta que a inspiração para produzir a exposição vem desde a infância, quando assistia as apresentações dos pássaros juninos nas praças da cidade. “Dentro da universidade, comecei a trabalhar com essa temática em uma disciplina do curso. Após isso, fiquei encantado com a cultura dos pássaros e me aprofundei ainda mais nessa temática. Por querer deixar alguma marca para a cultura belenense, decidi continuar com esse tema no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, explica.
A exposição é resultado da aprovação do Prêmio de Produção e Difusão Artística do Projeto Seiva, da Fundação Cultural do Pará. “Neste edital eu participei como curadora das peças. Ou seja, fiz a vistoria do projeto em consonância com as peças, para selecionar quais estavam aptas para serem expostas ao público, levando em consideração as regras do edital e do processo de fabricação”, afirma a professora Rosângela Gouvêa.
Serviço
Exposição de joias “Coleção Revoada”
- Período de visitação: de 16 a 26 de novembro
- Horário: 8h às 18h30
- Entrada franca.
Texto: Marcus Passos
Foto: Breno Nonato