Exposição reúne trabalhos de alunos indígenas

Enviado por helaine em Qua, 26/09/2018 - 11:25

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o público externo poderão prestigiar a primeira Mostra Acadêmica-Cultural-Indígena do Núcleo de Formação Indígena (NUFI) da Uepa. Na ocasião, serão expostos cerca de 40 trabalhos, em formato pôster, produzidos por alunos e egressos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa.

Organizada pelo NUFI em parceria com o Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (Geia), a Mostra tem como objetivo compartilhar com o público Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos indígenas da Uepa, bem como atividades desenvolvidas no âmbito das disciplinas desse curso. Durante a exposição, professores da licenciatura farão a explicação didática dos trabalhos. Além disso, os visitantes poderão fazer um cadastro gratuito para receberem um certificado com carga horária de duas horas.

A I Mostra Acadêmica-Cultural-Indígena ficará disponível para visitação, de 9h às 17h, na área de convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, na Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, em Belém.

Licenciatura Indígena

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa já formou cinco turmas atendendo os seguintes povos: Gavião; Surui Aikewara/Aldeia Sororó; Tembé; Wai Wai/Aldeia Mapuera/Território Etnoeducacional Ixamná; Tapajós Arapyú/Território Etnoeducacional; e Tapajós Arapiun. Atualmente, a graduação conta com cinco turmas e um total de 206 alunos oriundos dos povos: Assurini do Trocará/Aldeia Trocará; Tapajós Arapyú/Território Etnoeducacional; Tapajós Arapiun/Aldeia Caruci; Tembé-Gurupi/Aldeia Cajueiro; e Munduruku do Alto Tapajós.

As aulas ocorrem em sua maioria nas aldeias, mas também há momentos em que os alunos precisam ter vivência com a Universidade. Por isso, oficinas, seminários e palestras são ofertados para os estudantes dentro dos campi.

O curso dispõe de 30 docentes efetivos, na maioria mestres e doutores, e conta também com professores colaboradores eventuais. Para dar aulas para os indígenas, os docentes da Uepa passam por um treinamento especial semestral para se prepararem para as peculiaridades culturais e linguísticas que encontrarão em sala de aula. Uma didática intercultural que garante a não resistência das comunidades indígenas à chegada do ensino superior.

Texto: Helaine Cavalcante

Fotos: Nailana Thiely