Exposição revela olhar de alunos no Mercado Municipal de Paragominas

Enviado por nailanathiely em Seg, 01/07/2019 - 12:29
Poderá conter o mundo ou a vida em uma palavra? Poderia uma imagem sintetizar toda a dimensão semântica de uma palavra? Para tentar responder estas indagações, 13 alunos do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Paragominas, apresentam a exposição fotográfica "Palavra Habitada".

Composta por quase 40 imagens produzidas com smartphones, a mostra exibe registros em preto e branco e coloridos, realizados em toda área que compreende o Mercado Municipal. Entre os exercícios e a montagem da exposição, foram 12 dias de atividades. A exibição do resultado ia ocorrer somente no dia 25 de junho, mas a exposição continua e por tempo indeterminado. "A intenção inicial era que a exposição acontecesse dia 25 e finalizasse nesse dia. Entretanto, os feirantes não quiseram desmontar e pediram para continuar e que as imagens integrassem ao espaço do mercado. Então, a exposição continua", afirmou o professor Thiago Azevedo,  da disciplina Introdução à Fotografia, cuja atividade originou exposição.

A proposta é estimular nos alunos um olhar sobre si e sobre o mundo através de oficinas de fotografia. Neste módulo, a ideia foi que os estudantes apresentassem "palavras potência", que habitam a existência de cada aluno participante da disciplina. Em um dos exercícios, os alunos apresentavam as palavras e o sentido que davam a elas.

A partir de uma dinâmica visual, eles aprofundaram o conteúdo dessas palavras durante uma expedição fotográfica, para representar estes significados por meio de imagens do cotidiano. "A palavra Amai, que uma das alunas retirou dos versos de Vinicius de Morais,  carrega em si um imperativo que é diferente do infinitivo amar. Outras palavras como superação, solidariedade e café são as palavras que serviram de catalisadores pra construções das imagens", explica o professor Thiago Azevedo.

Serviço:
Exposição fotográfica "Palavra Habitada"
Local: Mercado Municipal de Paragominas. Rua Nossa Senhora Aparecida, Centro. Paragominas-PA
Horário de visitação: De 9h às 15h

Texto: Nailana Thiely