FAUBAI discute internacionalização do ensino superior

Enviado por Daniel Leite em Qua, 17/04/2019 - 11:15
 
A 31ª edição da Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) dedicou um dia da programação, a última terça-feira (16), para reunir os reitores de Instituições de Ensino Superior, a fim de debater possibilidades e ações de internacionalização. O evento segue até esta quarta (17), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. 
 
A mesa do encontro, chamada de President´s Day, teve a participação da presidente da FAUBAI, Maria Leonor Alves Maia; do representante do Banco Mundial, Francisco Marmolejo; do reitor da Universidade de Grenoble-Alpes da França, Patrick Levy; e do reitor da Universidade do Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel. Todos expuseram questões referentes ao ensino superior no planeta.
 
 


A Universidade do Estado Pará (Uepa) é uma das parceiras do evento e esteve representada pelo reitor Rubens Cardoso. O objetivo do titular é fazer um intercâmbio sobre as estratégias de internacionalização para encontrar caminhos a serem desenvolvidos dentro da instituição, a partir das diretrizes apresentadas na Conferência. “As universidades precisam fazer esse balanço entre o erudito, o clássico, o filosófico, a formação, a cultura e as questões emergentes como um todo, sobretudo aquelas que acontecem um pouco mais distante dos muros da Universidade. Esse é um desafio e é muito bom ver na fala desses palestrantes internacionais que existe uma preocupação global com essa questão”, ponderou o reitor da Uepa.
 
A educação superior e o desenvolvimento de ações em escopo global podem estimular o envolvimento da comunidade, com a intenção de compreender tendências e perspectivas para o futuro do ensino superior. ”É muito importante encontrar espaços que discutem as questões e desafios do ensino superior e que oferecem possibilidades de intercâmbio. Então é necessário se fazer presente e absorver o máximo possível de informações para pensar o futuro após o término da minha graduação”, comentou o discente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Matheus Muniz.
 

O Instituto Confúcio, um dos parceiros da Uepa nesse contexto da internacionalização do ensino superior na Amazônia, esteve presente no evento para aproveitar a oportunidade de encontrar especialistas na área e trocar informações que possam valorizar a diversidade e a interculturalidade. “Precisamos trabalhar a mentalidade do nosso meio acadêmico, ou seja, o corpo docente e discente, sobre o que é a internacionalização, desenvolvendo a noção de que as tecnologias de internacionalização não são só máquinas ou programas, mas também, são as pessoas e suas aptidões. Nesse sentido é necessário criar engajamentos para oferecer um ambiente propício para criar essa ponte para as instituições”, comentou o diretor brasileiro do Instituto Confúcio, Antônio Braga.


 




FAUBAI
 
A FAUBAI abre caminhos para que a educação de nível superior encontre possibilidades de crescimento e de internacionalização  e assim ofereça para os alunos e para comunidade externa perspectivas de empoderamento e engajamento. ”A participação da Uepa está sendo ativa nessa edição com a participação dos discentes que estão realizando trabalhos de monitoria durante o evento com o objetivo de costurar experiências trocando informações com pessoas de diversas universidades e empresas do mundo”, afirmou a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará, Luzia Jucá.
 
 
A Conferência Anual da FAUBAI tem como tema o “Compromisso Social Global” e conta com a participação de mais de 500 participantes entre, aproximadamente, 30 países de várias regiões do globo para discutir diretrizes sobre a agenda da internacionalização da Educação Superior.
 
A Conferência reúne durante a programação, pró-reitores e reitores de Instituições de Ensino Superior de diversos países, entre desenvolvidos ou em desenvolvimento, representantes de organizações internacionais, especialistas de internacionalização de educação superior, pesquisadores, gestores, organizações governamentais, empresas e outros.
 
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely