O ritmo de liberação de agrotóxicos em 2019 já é o maior registrado no país pelo Ministério da Agricultura, com as novas medidas desburocratizantes adotadas pelo governo federal. As aprovações vêm crescendo desde 2016, mas a frequência aumentou expressivamente neste ano, com 169 produtos liberados até meados de maio. Ativistas manifestam preocupação e governo diz que maioria dos produtos aprovados já são usados no país.
Na contramão desse cenário, e a fim de incentivar a produção de pequenos agricultores locais e estimular a conscientização sobre o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos, o Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá, no sudeste paraense, realizará mais uma edição da Feira Ecológica na próxima quinta-feira (29), para toda a comunidade local, das 8 às 14 h, no próprio campus da instituição.
A população de Marabá poderá comprar legumes, verduras e hortaliças diretamente de pequenos produtores rurais durante a Feira, realizada desde 2016 em parceria com a Comissão Pastoral da Terra. Também são parceiros os agricultores do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Seguro; dos projetos de assentamento Três Ilhas e 26 de Março; do Projeto Agroextrativista Praia Alta Piranheira e do Assentamento do Movimento Sem Terra (MST).
Todos os produtos disponibilizados são orgânicos (livres de agrotóxicos), produzidos por agricultores e familiares de áreas próximas a Marabá, como o Projeto Itacaiúnas. No local, haverá diversos produtos regionais, como castanha-do-pará, cupuaçu, ovos de galinha caipira, verduras diversas (couve, alface, rúcula etc.), macaxeira, batata-doce e frutas (abacaxi, limão, tangerina e caju), além de frango e porco caipira. Há espaço para a venda de comidas caseiras e cosméticos, como óleos, pomadas e sabonetes fabricados artesanalmente com produtos da região.
A intenção da Feira é possibilitar que os agricultores que possuem produção agroecológica possam compartilhar saberes com o público da Universidade e da sociedade em geral. "Acreditamos que a presença dos agricultores familiares possa possibilitar uma reflexão sobre agricultura familiar, o consumo de produtos sem venenos e com mais sabor, além de uma visão de mundo menos eurocêntrica e urbana. Os agricultores enxergam o mundo de forma diferente, eles têm muito a contribuir na formação dos estudantes e da sociedade em geral", defende o professor Airton dos Reis Pereira, do campus da Uepa em Marabá.
Serviço: Feira Ecológica da Uepa - Campus Marabá. Quinta-feira (29), das 8 às 14 h, no Campus VIII (Marabá), na Avenida Hiléia, s/n, - Agrópolis do Incra, Bairro Amapá. Mais informações: http://paginas.uepa.br/campusmaraba ou pelo telefone (94) 3312 2100.
Texto: Nailana Thiely
Fotos: Uepa Campus Marabá