Feira Vocacional recebe estudantes com programação diversificada

Enviado por Daniel Leite em Qua, 18/09/2019 - 13:17

A Feira Vocacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa) é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), para tornar público as ofertas de cursos da Instituição, em função do vestibular que se aproxima para quem cursa o Ensino Médio. A edição 2019 teve início às 9h, e ocorre até às 17h, desta quarta-feira, dia 18, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), em Belém.

A intenção da Uepa é orientar os estudantes na identificação das aptidões e expor quais são as graduações, entre licenciaturas e bacharelados nas áreas da Educação, Saúde e Tecnologia, que a Instituição oferece nos 20 campi, espalhados entre a Região Metropolitana de Belém e 15 municípios do Pará. A novidade deste ano foi o teste vocacional online, que pode ser feito por meio do endereço www2.uepa.br/vocacional. A intenção é atingir ainda mais os estudantes do Ensino Médio, oferecendo a eles autonomia para a realização da avaliação, para uma escolha mais assertiva.

Clique aqui e faça o teste vocacional

“A expectativa da Feira Vocacional é tornar público as ofertas de vagas da Uepa por meio da apresentação dos cursos, além de possibilitar a execução de testes vocacionais, tanto presenciais quanto na internet, para que possamos atender tanto os alunos quanto os familiares que querem acompanhar seus filhos”, falou a pró-reitora de Graduação, Ana Conceição Oliveira, sobre a necessidade do evento para a sociedade paraense.

A programação conta com a visitação aos 33 estandes que correspondem aos cursos ofertados pela Uepa, além de exposições dos programas e convênios, entre eles, a Residência Médica, os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e outros. Além de apresentações de dança folclórica do curso de Engenharia Ambiental, de batalha de rima e poesia marginal do curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, show musical da graduação em Música e espetáculo de Educação Física.

“Escolher um curso é o mesmo que escolher o futuro e eu nunca pensei que profissão seguir, porém agora que estou finalizando meus estudos, já começa a cobrança do que eu irei fazer da vida e quando eu e meus amigos vimos nos jornais sobre a Feira Vocacional nós pedimos para a direção da escola para nossa aula ser aqui no Centur”, comentou o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Wanderlucio Pinheiro, sobre a importância do contato com as Universidades antes da aprovação no vestibular.

“O vestibular não precisa ser um bicho de sete cabeças se houver sempre a realização de um evento como este, pois não só eu mais várias turmas da minha escola estão aqui para tirar dúvidas e conversar sobre como é a vida do universitário dentro de uma instituição de ensino superior pública”, declarou a estudante do 3º do Ensino Médio, Bruna Letícia, sobre o envolvimento das universidades nesse processo de escolha de uma graduação superior.

Para a galeria de imagens, acesse: http://www.uepa.br/pt-br/fotos/feira-vocacional-2019

Para acessar o Jornal do Candidato: https://issuu.com/ascom.uepa

15h – Dança folclórica do curso de Engenharia Ambienta