Feira Vocacional registra visitação de 10 mil estudantes

Enviado por Ize Sena em Sex, 09/09/2016 - 18:25
Nesta sexta-feira,  9 de setembro,  a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou a tradicional Feira Vocacional.  O evento recebeu cerca de 10 mil estudantes prestes a tomar uma das maiores decisões da vida: a escolha da carreira profissional. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco, em Belém, sediou o evento,  que teve início às 9h e encerrou às 17h. 
 
O reitor da Instituição, Juarez Quaresma, fez questão de visitar os estandes dos cursos um a um e conversar com universitários e candidatos. O primeiro a recebê-lo foi exatamente o da sua graduação, Medicina. Observando os alunos do primeiro semestre defendendo essa formação, Quaresma se mostrou orgulhoso e ouviu as opiniões de cada um sobre o curso recém-iniciado. Seguindo a visitação, o reitor recebeu explicações sobre diversos aspectos específicos de cada graduação ofertada pela Uepa, feitas pelos próprios universitários.
 
No estande do curso de Biomedicina,  por exemplo, os acadêmicos demonstraram como ocorria o procedimento de tipagem sanguínea e a verificação de pressão. No centro do Ginásio,  os alunos de Educação Física realizaram atividades  de dança e práticas esportivas. Os acadêmicos de Medicina levaram os estudantes para uma visita monitorada nos Laboratórios de Morfologia e de Habilidades.  No primeiro,  eles puderam observar órgãos do corpo humano preservados.  No de Habilidades foram feitos procedimentos de primeiros socorros em bonecos similares a seres humanos. 
 
Tudo foi válido para despertar o interesse dos futuros calouros.  Os acadêmicos de Biomedicina utilizaram cartazes e a criatividade para chamar atenção dos visitantes.  Um deles tinha desenhado o símbolo característico do super-herói Batman,  um morcego de asas abertas,  e a seguinte frase:   "O Batman também era biomédico". O acadêmico do 3º semestre de Biomedicina,  Airton Silva Junior, que segurava o cartaz,  explicou a relação do personagem com o curso: “o Batman tinha muito amor à pesquisa.  Todo pesquisador no fundo é  biomédico".
 
No estande de Licenciatura em Filosofia a pergunta que não queria calar era "Pra que Filosofia?  A resposta veio do acadêmico do 6º semestre,  Alex Cardoso, 16.  "O que distingue o ser humano dos outros animais é o refletir. Os filósofos podem atuar na pesquisa,  consultoria,  assessoria em secretarias de cultura. “Muitos políticos contratam graduados em Filosofia para elaborarem os discursos”,  reforçou. Na Feira houve também oficina para dar dicas sobre as Ciências Humanas e Suas Tecnologias, direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ministrada pelo professor Mário Brasil.
 
Aos visitantes foram entregues Catálogos dos Cursos, e o  Jornal do Candidato. A Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa registrou a realização de mais de quatro mil Testes Vocacionais.  A aluna do 3º ano do Ensino médio,  Ana Larissa Brito,  17,  demonstrou interesse pelos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal.  Porém,  ao visitar o estande de outra graduação,  mudou de ideia. "Eu gostei de Filosofia.  Fiz o Teste Vocacional e deu que eu tinha habilidade para artes,  matemática, e história",  contou animada.
 
Bruna Costa,  16 anos,   pensava em fazer Medicina,  depois mudou para Letras Língua Portuguesa e após visitar o estande de curso de Pedagogia, se identificou no exato momento. "Eu já  pensei em fazer Medicina para a área de pediatria,  depois Letras Português. Mas descobri que posso fazer Pedagogia Hospitalar com a graduação de Pedagogia. Então eu decidi esse mesmo",  ressaltou.
 
A aluna do 2º ano do Ensino Médio,  Bruna Bianca Batista,  16,  não escondia a dúvida entre seguir carreira na Fisioterapia ou Educação Física.  "Estou realmente em dúvidas.  Já visitei o estande de Educação Física. Como tinha muita gente no de Fisioterapia,  vou visitá-lo mais tarde". 
 
Para a titular da DAA, Glória Rocha, a Feira abriu espaço para a comunidade conhecer melhor a Universidade.  "A Feira traduz uma vontade da sociedade Civil em conhecer os cursos que a Uepa oferece.  Nos estandes são os próprios alunos falando dos próprios cursos".
 
NOVOS CURSOS
 
O vestibular 2017 da Uepa terá novidades para os futuros universitários: os cursos de Tecnologia em Comércio Exterior e Bacharelado em Relações Internacionais. Ambos funcionarão no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Os cursos foram selecionados para atender a demanda social observada pela Universidade, além de mercados sedentos de mão-de-obra qualificada e em plena expansão no Brasil e no mundo.
 
O curso de Tecnologia em Comércio Exterior formará profissionais para atuação em organizações públicas e privadas que possuam participação no comércio internacional. Indústrias, prestadores de serviço e assessorias de comércio exterior, além de instituições financeiras, entidades governamentais, empresas de câmbio, seguro e transporte são outros campos de atuação onde este profissional é necessário. O tecnólogo em Comércio Exterior poderá ainda prestar consultoria na área de negócios internacionais para futuros empreendedores, que não são poucos em uma economia globalizada.
 
Quem pretende abraçar o curso de Tecnologia em Comércio Exterior passará a possuir domínio de operações utilizadas nesta área, tais como: regimes alfandegários e cambiais, despacho aduaneiro, contratos internacionais, logística internacional, bem como a sistemática de importação e exportação, em especial as competências voltadas para a formação em economia, em gestão de negócios internacionais, marketing e mercado nacional e internacional. Desta forma, a Uepa pretende formar agentes impulsionadores do desenvolvimento sustentável da região amazônica.
 
Já o curso de bacharelado em Relações Internacionais será voltado para a formação de profissionais com habilidade para analisar e lidar com o cenário de constantes mudanças sociais. As transformações na política mundial e no cenário internacional ocorrem de forma dinamizada. Os Estados, todas as instituições e a própria sociedade civil sofrem os impactos dessas transformações e requerem profissionais aptos, com capacidade analítica no intuito de estabelecer ações estratégicas para lidar com os desafios e oportunidades que o cenário nacional e internacional exigem.
 
Os futuros bacharéis em Relações Internacionais poderão exercer atividades como conselheiro, assessor, consultor, executor, em empresas ou entidades públicas e privadas, visto que o universo de atuação é extenso e se expande cada vez mais. Posições como a de analista de mercados para empresas transnacionais, assessor em áreas técnicas de organismos internacionais ou até mesmo se candidatar à carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores.
 
O ano de 2017 trará ainda outra novidade para quem quer ingressar na Uepa. Um processo seletivo especial formará uma turma bilíngue – Português e Libras – para o curso de Pedagogia. A Instituição foi pioneira na implantação de uma graduação que forma na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Agora, a integração dos alunos surdos será expandida para outros cursos, iniciando a experiência com Pedagogia. Os detalhes para este vestibular ainda serão definidos e divulgados até o final deste mês.
 
Veja as fotos da Feira Vocacional no link: https://www.flickr.com/photos/biuepa/albums/72157672537055382 
 
Texto: Fernanda Martins e Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely