Um novo ano começa para os servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que, na manhã de hoje, 6, celebraram a Folia de Reis na Reitoria e no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
A programação tem origem católica relacionada ao folclore e contou com um café comunitário e muita música. Um cortejo formado por servidores passou em todos os setores, desde a reitoria até o CCSE. Representando a cultura popular, mais uma vez a Banda Jaguatirica animou a programação, com canções do Dia de Reis, carimbó e marchinhas de carnaval.
De acordo com a Diretora de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Ana Telma Monteiro, que esteve na organização em todas as edições, “essa é uma tradição milenar que traz a importância do natal e a propagação do nascimento de Jesus. A Folia de Reis inicia o ano com alegria, onde pedimos graças e virtudes para um ano produtivo na Uepa”, disse. O coordenador do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Jhonata Silva, afirma que manter a tradição do evento na Uepa traz prosperidade aos servidores. “Esse é um momento de renovação, visto que o país inteiro teve um ano de 2016 difícil e esperamos muitas conquistas e alegria nesse novo ano”, comentou o coordenador.
A Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Esta data representa a ida dos três Reis Magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, até Belém da Judeia, ao encontro do menino Jesus. Ouro, incenso e mirra foram concedidos pelos Reis ao Redentor, representando as riquezas da época.
Ivene Bastos, agente administrativa da Uepa, acompanhou o cortejo e explicou a motivação em participar da Folia. “Participo em todas as edições e sinto que começar o ano reunindo os servidores, renovando os votos e confraternizando, trará perspectivas boas e vindouras para a Uepa em geral”, falou a servidora.
Texto: Rafael Dias
Fotos: Nailana Thiely