Neste mês de setembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), após diversas ações estratégicas em conjunto com o Comitê de Biossegurança e Infraestrura e a gestão superior, decidiu dar continuidade no calendário acadêmico e nas atividades letivas. E na última terça-feira, 8, foi realizada a aula inaugural do Curso de Enfermagem do Projeto Forma Pará, no município de Curuçá.
A aula, no ginásio poliesportivo da Escola Técnica Prof. Maria de Nazaré Guimarães Macedo, contou com a participação do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy; da presidente do Conselho de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Danielle Cruz; da coordenadora do Curso de Enfermagem da Uepa, professora Margarete Bittencourt, além de autoridades locais.
“Estou feliz pela retomada das atividades de forma híbrida, pois poderemos dar prosseguimento ao projeto pedagógico do curso de enfermagem e das atividades integradas de saúde para oferecermos para nossos alunos a possibilidade de uma formação e capacitação que os preparem para assumir hospitais, unidades de saúde ou prontos socorros, pois a enfermagem é uma das poucas profissões na área da saúde que consegue mesclar a humanização com a parte científica de forma completa, coesa e sem perder o foco”, afirmou a coordenadora do Curso de Enfermagem da Uepa, Margarete Bitencourt.
A primeira aula do curso de Enfermagem contou com a participação dos 46 discentes aprovados para a turma do Forma Pará, parceria entre Uepa e Sectet, além das professoras titulares no projeto, Maridalva Leite e Bruna Dias, que já estão residindo na cidade de Curuçá, para implementação do projeto pedagógico do curso e das atividades integradas em saúde.
“Com o curso implantado no meu município pude fazer do meu sonho realidade e acredito que isso se aplica aos meus companheiros de turma, que estão dando um passo importantíssimo na vida. A partir de agora teremos outra visão do mundo, com a aula inaugural pude perceber que o curso de enfermagem vai além das minhas expectativas, posso ressaltar também que a universidade está nos acolhendo da melhor forma possível e oferecendo os melhores profissionais para nos capacitar e agora depende de cada um fazer desse novo ciclo um fato inesquecível, e que futuramente sejamos profissionais admiráveis e que possamos servir de inspiração para o mundo”, comentou a discente de 19 anos do Curso de Enfermagem do Forma Pará, Gabriela Machado.
O Forma Pará é um programa do Governo do Estado do Pará, lançado em 2019. Tem como o objetivo principal oferecer capacitação, através do acesso ao ensino superior. Nesta fase do projeto foram contemplados, primeiramente, 14 municípios, entre os da Região Metropolitana da capital paraense e do interior do Estado, a partir de convênios firmados com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (Unifesspa), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Uepa.
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Coordenação do Curso de Enfermagem/Uepa