Fortalecimento de parcerias marca nova gestão

Enviado por Marilia Jardim em Seg, 05/07/2021 - 14:16

A nova gestão superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completou os primeiros 30 dias de mandato marcados por reuniões e encontros para fortalecer parcerias dentro e fora da Universidade. Também foram realizadas as cerimônias de posse dos novos diretores dos Centros de Ciências da Uepa que, após assumir os cargos, estiveram presentes em reuniões com a gestão superior para alinhar os planos de trabalho.

Dentre as ações internas, foram realizados alguns encontros com setores da Uepa para que os servidores pudessem ser ouvidos, apresentar os problemas e possíveis soluções. “Estamos caminhando nas diretorias e coordenadorias da nossa Universidade e também iniciamos nos Campi, de modo que, em agosto, tenhamos uma visão geral dos anseios e expectativas da nossa comunidade para dar base ao nosso planejamento estratégico”, explicou o reitor Clay Chagas, durante a reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no dia 30 de junho, em que o professor fez um balanço dos primeiros resultados.

O mês de junho também foi marcado, na capital, pela vacinação contra a Covid-19, destinada à categoria de profissionais da educação do ensino superior. A vice-reitora, professora Ilma Pastana, atuou para iniciar o processo de vacinação dos servidores, após reuniões e articulações com as Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Municipal de Saúde (Sesma), conforme o calendário de vacinação divulgado pela Prefeitura de Belém.

No âmbito das relações externas, os encontros políticos marcaram parcerias estratégicas para a Universidade. O senador Paulo Rocha, o deputado federal Hélio Leite, a deputada federal Vivi Reis e a deputada estadual Heloísa Guimarães, que também tomou posse como membro do Conselho Universitário, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), estiveram presentes em reuniões com o reitor e a vice-reitora. “Recebemos visitas de diversos parlamentares já pensando em projetos para a Universidade, para a população, principalmente, e que colocaram os seus mandatos à disposição para contribuir com a universidade e a população”. Os prefeitos de Altamira, Claudomiro Silva e de Óbidos, Jaime Silva, também estiveram em audiência para discutir as possibilidades de expansão dos cursos universitários para as suas respectivas cidades e, consequentemente, maior alcance nas regiões do Pará.

O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Cezar Colares, iniciou as tratativas para pensar em um projeto de fortalecimento da educação no Marajó. O tema também já foi conversado com a presidente do TCM, Mara Lúcia, para que a Universidade possa ampliar as ações na região. Durante essa primeira etapa, o reitor e a vice-reitora também realizaram visitas de cortesias a outros órgãos e secretarias, para se apresentar formalmente. Na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectet), eles foram recebidos pelo titular Carlos Maneschy e aproveitaram para discutir as novas demandas de ampliação de cursos, por meio do Forma Pará, para o interior do estado, incluindo ofertas na área da saúde para a população indígena.

Na Fundação Carlos Gomes (FCG), a superintendente Glória Caputo reuniu com a gestão para discutir o fortalecimento das parcerias da Uepa com a FCG, em prol da cena cultural em todo o estado. Na Escola de Governança do Pará (EGPA), com a diretora geral, Evanilza Marinho, foi acordado que as parcerias entre as instituições serão expandidas e também foi apresentada, pelos titulares da Uepa, a proposta de formar o Fórum de Dirigentes das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Estado do Pará.

Durante as próximas semanas, as reuniões internas e externas devem continuar. A proposta é que as novas medidas tomadas pela gestão superior sejam condizentes com as necessidades, para melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão da instituição.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Marília Jardim, Márcio Dias (Ascom Uepa) e Ascom Fundação Carlos Gomes