Fórum de Reitores da Região Norte busca priorizar a pós-graduação

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 26/10/2017 - 12:34

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira, participaram na última segunda-feira, 23, da 6ª Reunião do Fórum de Reitores da Região Norte, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro discutiu ações e formas de apoio com o objetivo de fortalecer a pós-graduação na região.

O tema é de especial importância para a gestão superior da Uepa, que tem como uma de suas bandeiras levar os cursos de pós-graduação a todos os seus campi. "Esse é um passo primário e primeiro na direção da correção das assimetrias regionais e intra-regionais, relativas ao número e à diversidade de oferta dos cursos de pós-graduações, do desenvolvimento de pesquisas e da atratividade e fixação de pesquisadores em nossa região, uma vez que teremos na parceria em rede, a complementaridade da expertise para tratar dessa questão", avaliou o reitor.

Em sua fala de abertura, o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, ressaltou que a ideia é definir um curso de ação que possa, em pouco tempo, trazer algum impacto sobre a região. “Queremos favorecer a região, o que significa favorecer o conjunto das instituições que atuam na região e, não somente, algumas. Para isso, a Capes já se dispôs a apoiar aquilo que vocês considerarem prioritário e oportuno. A partir disso, nós tentamos encontrar meios e caminhos para viabilizar, tanto quanto possível, esses projetos”, disse.

O presidente apontou ainda a importância da produção coletiva dessas iniciativas. “Somente com forte cooperação conseguiremos definir uma base que nos ajude, em pouco tempo, a sair dessa situação de desvantagem que tem caracterizado a região”, completou.

Segundo o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes, as propostas apresentadas pelos reitores presentes mostram que a CAPES tem alternativas para continuar investindo no crescimento da pós-graduação brasileira e que necessita ter também parâmetros para futuramente avaliar o que foi alcançado. “Precisamos avaliar os resultados das ações de indução da CAPES nas Instituições de Ensino Superior da região Norte, bem como a criação de indicadores”, acrescentou.

Texto: Ascom Uepa e CCS/Capes

Foto: Haydée Vieira - CCS/Capes