Futuros professores participam da Cerimônia do Mestre

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 21/02/2014 - 00:00
Os novos alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram na manhã desta sexta-feira (21) da Cerimônia do Mestre, na qual receberam simbolicamente o capelo, símbolo do conhecimento, e fizeram o juramento sobre o comprometimento com a sua formação e sua futura atuação profissional. A solenidade aconteceu no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e contou com a presença dos pais dos calouros e de professores da instituição.

Lorena Ferreira foi aprovada pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise) ao curso de Pedagogia e tem grandes expectativas sobre a sua formação. “Eu estou muito feliz, porque passar em uma universidade pública é para poucos. Espero que eu conclua meu curso no tempo certo e que eu aprenda a crescer e me desenvolver. Espero também fazer grandes amigos e que venha mais felicidade por aí”. Seu pai, Márcio Ferreira, que fez questão de acompanhar a cerimônia, aposta no futuro da filha. “Aqui dentro ela vai conhecer vários tipos de pessoas e vários pensamentos. Vejo que o caminho dela está sendo trilhando e desejo que ela tenha uma formação voltada para o bem coletivo, que ela ajude ao próximo. Essa é uma etapa muito importante na vida”.

Chamando atenção para a importância da educação para o desenvolvimento do estado do Pará e para a necessidade de fortalecer as práticas educacionais, a professora Carmem Felicidade, titular da Coordenação de Apoio à Orientação Pedagógica (CAOP) do CCSE, destaca a necessidade do envolvimento dos estudantes para a construção de um bom futuro individual e coletivo. “Nós queremos integrar os alunos do Centro, e que eles se comprometam com a sua futura profissão. Queremos formar profissionais éticos, competentes e responsáveis. Essa cerimônia contribui para que os alunos se comprometam com os professores, com a Universidade e com o nosso estado”, enfatizou.

A professora do curso de Licenciatura em História, Venize Rodrigues, ressaltou a relevância da vivência integral dentro do ensino superior. “Os novos alunos estão em contato com as dependências da Universidade e também com as questões políticas que nos cercam. Nós estamos aqui abrindo as portas da instituição para que os calouros saibam do mundo de possibilidades e, também, de responsabilidades que os espera”.

Essa foi a terceira edição da cerimônia do mestre, que é organizada pelos Centros Acadêmicos do CCSE em parceria com a CAOP. A primeira edição ocorreu em 7 de fevereiro de 2012.