Com o intuito de apresentar o andamento das dez ações propostas no início da gestão, em junho de 2021, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, e a vice-reitora, Ilma Pastana, reuniram pró-reitores e diretores nesta quarta-feira, 8, no auditório da Reitoria, para dialogar sobre as conquistas destes primeiros 100 dias de trabalho. Durante a reunião, transmitida ao vivo por meio do canal da Universidade no YouTube, cada pró-reitor apresentou o andamento de ações da sua área.
Para o reitor, este período foi marcado por trabalhos intensos junto à equipe de gestão. Ele chamou atenção para o fato de algumas ações serem demandas internas, tendo em vista que para serem efetuadas necessitam de uma movimentação da Universidade e da comunidade acadêmica, como um todo. “Mesmo sendo um passo primário é necessário entender que é para melhorar o nosso trabalho e atendimento à comunidade”, declarou.
Um destaque dos resultados apresentados foi a inclusão de novas categorias na política de cotas para o ingresso na universidade. A pró-reitora de Graduação, Celia Virgolino, apresentou a minuta da nova política, que será debatida no Conselho Universitário (Consun), em outubro. A titular da Prograd também explanou sobre a Lei de Assistência Estudantil, cujo texto da minuta também está em elaboração. A nova diretriz abraça a inclusão de grupos em vulnerabilidade social, indígenas, negros, pessoas com deficiência e estudantes egressos de escola pública. “Essa ação é uma medida que também faz parte da política de combate à desigualdade social. A Assistência Estudantil prioriza a inclusão, permanência e o êxito do aluno dentro da universidade”, disse Celia.
Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Freitas, falou sobre a importância da abertura de editais e especialização para servidores da Universidad. Para ele, a medida visa amparar a pesquisa e dar suporte aos técnicos e servidores internos. “Há sempre a necessidade de buscarmos o melhor, de melhorar. Abrir editais para recém doutores, aumentar produções científicas, é uma maneira de fortalecer nossa ciência e valorizar o interno. Queremos que o horizonte da pesquisa e pós graduação avance cada vez mais. Nós da universidade precisamos avançar na ciência!”.
A pró-reitora de Extensão, Vera Palácios, apresentou os resultados em um vídeo, no qual destacaram-se as reuniões para retomadas de projetos e criação de outros, entre eles, o recém-lançado Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados (Naire). Segundo Vera Palácios, uma das metas da Proex é a criação do Programa Estratégico de Ações Afirmativas para as Populações Negras, Indígenas, Quilombolas, Refugiados, LGBTQIA+ e comonentes.
Para encerrar a reunião, o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, apresentou o histórico e os avanços das discussões referentes à tabela salarial e ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Ao final, o gestor apresentou um cronograma de ações referentes ao Programa de Qualificação do Servidor da Uepa, com objetivo de capacitar o corpo técnico para mehor atender às demandas da instituição.
Texto: Larissa Silva (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)