Gestores e pesquisadores falam sobre planejamento urbano

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 20/02/2014 - 00:00
O segundo dia do I Seminário Cidades na Amazônia: urbanização e sustentabilidade, que aconteceu na última quarta-feira (19), no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), reservou aos participantes reflexões e debates sobre as transformações pelas quais passa o espaço urbano na Amazônia e experiências de planejamento.

Os prefeitos dos municípios de Cametá e Parauapebas participaram das discussões apresentando as experiências de projetos desenvolvidos nos setores de habitação, abastecimento de água, mobilidade urbana, além de incentivos à produção de biocombustível e da pesca artesanal. De acordo com o prefeito de Parauapebas, que faz parte do Programa Municípios Verdes do Governo do Pará desde 29 de março de 2011, Valmir Queiroz Mariano, “crescemos entre 15 e 20% ao ano. Por isso, nossas ações e projetos estão preocupados não apenas com o agora, mas principalmente com o futuro”, destaca o prefeito.

Os impactos provocados pelos grandes projetos também tiveram lugar no Seminário. O professor Gilberto de Miranda Rocha, do Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da UFPA, destacou a necessidade de discutirmos a sustentabilidade das cidades da Amazônia e os impactos de grandes projetos sobre os centros urbanos, como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. “Falta discutirmos essa sustentabilidade. Na verdade, falta discutirmos as idades, quando falamos de Amazônia”, enfatizou.

A professora do curso de Engenharia de Produção da Uepa, Norma Ely, destacou a importância do debate entre gestores e academia como fundamental para a construção de soluções impostas à região. “A Uepa se insere nesse debate por reconhecer que pode contribuir a partir da produção do conhecimento nos seus diversos cursos, que perpassam, de alguma forma, o tema da sustentabilidade” ressaltou.