Graduados do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tiveram excelente aproveitamento nos programas de residência em saúde da Uepa, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Das 34 vagas ofertadas no total, 32 foram conquistadas por alunos da Uepa.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato da Costa Texeira avaliou o bom desempenho da Universidade. “Temos diversas instituições que oferecem graduação em Fisioterapia. Então, esse excelente número de alunos formados pela Uepa e que foram aprovados nas residências mostra que o curso está no caminho certo, formando bons profissionais”, disse.
Ellen Cruz de Maria é formada em Fisioterapia pela Uepa e foi aprovada nas três residências, sendo primeiro lugar na Uepa e UFPA. “Estou muito feliz, porque a gente se planeja, abdica de muitas coisas para conseguir, o sentimento de dever cumprido com certeza fica”, contou.
A residente escolheu seguir na área de Urgência e Emergência no Trauma da Uepa e explicou como se preparou para a prova. “Desde cedo fui alinhando meu currículo, participando de atividades de acordo com o que era cobrado na residência que eu desejava. O curso em si de Fisioterapia também me preparou. Além disso, o apoio dos professores da Uepa foi decisivo. Vários se propuseram a dar aulas por fora sem cobrar nada”, disse.
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely