Grupo de contadores de histórias da Uepa completa 15 anos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 23/03/2015 - 00:00
O amor pela poesia e por narrar histórias faz parte do grupo Griot, que comemora 15 anos nesta terça-feira (24) no Centro Cultural Sesc Boulevard
 
O Griot, grupo de contadores de histórias da Universidade do Estado do Pará (Uepa), comemora nesta terça-feira, dia 24, 15 anos de existência. O grupo faz parte de um projeto de extensão vinculado ao grupo de pesquisa Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA) e é coordenado pela professora da Universidade, Renilda Bastos. As comemorações ocorrerão no Centro Cultural Sesc Boulevard.
 
Contador é aquele que narra histórias literárias em diversos locais ou em programações específicas priorizando os espaços públicos como hospitais, praças e universidades. Daí o nomedogrupo,uma homenagem aos contadores de histórias africanos, sugerido pela professora e coordenadora do CUMA, Josebel Akel Fares.
 
O grupo é composto por alunos e ex-alunos da Uepa e surgiu em 1999, a partir da vontade de Renilda em formar uma equipe de leitura para estimular em seus alunos a vontade de aprender. “Eu queria que eles tivessem contato com textos de todos os gêneros literários. Como professores de crianças, eles deveriam formar novos leitores a partir de sua prática leitora. Eu queria que eles, simplesmente, contassem histórias para seus alunos”, afirma.
 
As atividades de comemoração aos 15 anos iniciarão às 18h, com apresentações poéticas e prosas direcionadas às crianças. Está previsto também que a história do grupo seja contada desde o início. O evento será realizado no Centro Cultural Sesc Boulevard , localizado na avenida Castilho França, bairro Campina. As entradas são gratuitas.
 
Texto: Alberto Dergan
Edição: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida