Grupo de filosofia moderna e contemporânea é criado na Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 09/06/2015 - 00:00
O COGITANS é o primeiro com essa temática na Universidade e foi registrado no mês de maio no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
 
Pesquisar as correntes e tendências filosóficas do pensamento moderno e contemporâneo, à luz dos princípios interpretativos da hermenêutica. Esse é o objetivo principal do Grupo de Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea (COGITANS), criado pelo professor doutor do curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Wladirson Cardoso.
 
As atividades do COGITANS giram em torno de questões como a racionalidade, ciência, ética, política, direito, justiça e arte, a partir de textos filosóficos de pensadores pré e pós iluministas e de pensadores contemporâneos. Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Theodor Adorno e Max Horkheimer são alguns dos filósofos que serão estudados.
 
“O termo Cogitans foi tomado de empréstimo do filósofo Renée Descartes que, em suas meditações metafísicas, distingue a Res Cogitans, isto é, a coisa pensante (o espírito, a alma) da Res Extensa, ou seja, o corpo físico, a matéria”, ressalta Wladirson Cardoso. O professor diz ainda que o nome representa um esforço teórico e reflexivo da filosofia para compreender de modo crítico e sistemático a realidade.
 
O Grupo tem duas linhas de pesquisa que são Conhecimento, Ciência e Linguagem e Ética, Cidadania e Diversidade. A metodologia de trabalhos e as atividades serão feitas a partir da leitura e interpretação hermenêutica de textos filosóficos buscando um diálogo com outros campos de conhecimento humano. Cartografar os principais conceitos e noções da filosofia moderna e contemporânea e planejar cursos de aperfeiçoamento e especialização para alunos e egressos do curso de Filosofia ou áreas afins são alguns objetivos específicos do COGITANS.
 
“A importância de um grupo dessa envergadura para a Universidade reside na necessidade de iniciar e expandir os conhecimentos filosóficos da modernidade até os nossos dias”, conta Cardoso. Entre as propostas de trabalho estão a organização de palestras, seminários e encontros para apresentação dos resultados das atividades e trabalhos, elaboração de textos e artigos para publicação em revistas acadêmicas e planejamento de atividades e projetos de extensão para iniciação científica.
 
O primeiro na Uepa
 
O Grupo de Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea é o primeiro com essa temática na Universidade e foi registrado no mês de maio no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de ser registrado no Conselho Nacional, o grupo de pesquisa foi aprovado no Colegiado do Curso de Filosofia e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Uepa. O COGITANS conta também com outros professores e pesquisadores, como o professor doutor Carlos Jorge Paixão e o professor doutor Manoel Moraes.
 
Texto: Igor Augusto Pereira
Foto: Mácio Ferreira